O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”

aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.177

Palavras-chave:

Ensino laico, Escola sem partido, Star Trek: Deep Space Nine, Educação

Resumo

Este artigo tem como primeiro objetivo analisar o cerceamento da liberdade de ensinar por parte do movimento conhecido como Escola sem Partido (ESP), que, ao afirmar que os professores na verdade são doutrinadores de esquerda, pretende limitar a atuação deles em sala de aula, através de legislação que tornaria legal a perseguição e intimidação aos educadores. Em segundo lugar, é nosso objetivo estabelecer, neste contexto, as relações entre a liberdade de cátedra e o ensino laico, já que o movimento ESP, de cunho nitidamente conservador, ataca a primeira e relativiza o segundo. Por fim, utilizaremos o episódio “In the hands of prophets” (Nas mãos dos profetas), da série de ficção científica Star Trek: Deep Space Nine, para efetuar a leitura e propor reflexões acerca dos problemas de pesquisa apresentados no texto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo Pacheco Freitas, Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

    Licenciado e Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Referências

ANGELO, Carise Martins. “Escola sem Partido” ou “Escola com Mordaça”: precisamos refletir acerca do nosso papel docente. In: SEMANA DE EDUCAÇÃO TANIA MARA TAVARES DA SILVA, 7., 2017, Rio de Janeiro. Universidade e Democracia – Resistência em tempos sombrios, 15 a 20 maio. Rio de Janeiro: CCH, 2017. p. 65-73. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/educacao/2017AnaisVIISemanadeEducaoTaniaMaraTavaresdaSilvaUniversidadeeDemocraciaResistnciaemTemposSombrios.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018.

BOBBIO, Norberto. Direita e Esquerda: razões e significados de uma distinção política. São Paulo: Unesp, 1995.

BRANDT, Cleri Aparecida; MIALHE, Jorge Luís. A educação na Alemanha nazista e seu papel na modulação de ideias e comportamentos. Hist. educ. anu., Buenos Aires, v. 14, n. 2, dic. 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2313-92772013000200003. Acesso em: 15 abr. 2018.

BRASIL. Constituição Federal, 1988. Disponível em: http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_atual/art_206_.asp. Acesso em: 16 abr. 2018.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929–1989): A Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Unesp, 2010.

CARDASSIAN. Memory Alpha. Disponível em: http://memory-alpha.wikia.com/wiki/Cardassian. Acesso em: 21 abr. 2018.

COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Convenção Americana sobre Direitos Humanos. 1969. Disponível em: https://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/c.convencao_americana.htm. Acesso em: 21 abr. 2018.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Ficção, comunicação e mídias. São Paulo: SENAC, 2002.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Ensino religioso na escola pública: o retorno de uma polêmica recorrente. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 183-213, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n27/n27a12.pdf. Acesso em: 16 abr. 2018.

DANTAS, Silvia Góis. As séries televisivas no contexto da ficção nacional: uma aproximação. Vozes & Diálogo, Itajaí, v. 14, n. 2, p. 165-179, jul./dez. 2015. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/vd/article/download/7356/4802. Acesso em: 16 abr. 2018.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

ESCOLA SEM PARTIDO. FAQ. Disponível em: http://escolasempartido.org/FAQ. Acesso em: 15 abr. 2018.

FERNANDO Holiday está invadindo escolas públicas em São Paulo. Pragmatismo, 05 abr. 2017. Disponível em: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2017/04/fernando-holiday-esta-invadindo-escolas-publicas-em-sao-paulo.html. Acesso em: 17 abr. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GABATZ, Celso. O movimento Escola sem Partido e a criminalização ideológica na educação brasileira contemporânea. Contexto & Educação, v. 33, n. 104, p. 323-345, jan./abr. 2018. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7110. Acesso em: 15 abr. 2018.

KRAUSS, Lawrence M. A física de Jornada nas Estrelas. São Paulo: Makron Books, 1996.

LEE, Sander. Odo é um colaborador? In: EBERL, Jason T.; DECKER, Kevin S. (org.). Star Trek e a filosofia. São Paulo: Madras, 2010. p. 123-133.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2001.

MARTÍN, Maria. STF decide que escola pública pode promover crença específica em aula de religião. El País, 27 set. 2017. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/31/politica/1504132332_350482.html. Acesso em: 16 abr. 2018.

NOGUEIRA, Salvador; ALEXANDRIA, Susana. Jornada nas Estrelas: o guia da saga. São Paulo: Leya, 2016.

PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO. Disponível em: https://www.programaescolasempartido.org/. Acesso em: 15 abr. 2018.

RÜSEN, Jörn. Narrativa histórica: fundamentos, tipos, razão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; REZENDE, Estevão de. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011. p. 93-108.

SAADIA, Manu. Trekonomics. San Francisco, Califórnia: Piper Text Publishing, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SILVA JÚNIOR, Ailton Costa. A linguagem cinematográfica como instrumento interpretativo da realidade social. Sinais, Vitória, n. 20, p. 117-132, jul./dez. 2016. Disponível em: www.publicacoes.ufes.br/sinais/article/viewFile/13357/10324. Acesso em: 16 abr. 2018.

WORMHOLE. In: WIKIPEDIA. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Wormhole. Acesso em: 21 abr. 2018.

Downloads

Publicado

31-05-2018

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

FREITAS, Eduardo Pacheco. O Movimento Escola sem Partido e a “Escola com religião”: aproximações a partir da série Star Trek: Deep Space Nine. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 1, p. 76–85, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i1.177. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/141. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 267

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)