Programa de intervenções nas habilidades educacionais

relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.184

Palavras-chave:

Neurociência, Neuroeducação, Habilidades educacionais, Capacitação docente, Funções executivas, Educação

Resumo

Este estudo objetiva relatar o desenvolvimento do Programa de Intervenções nas Habilidades Educacionais. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. O curso foi oferecido na modalidade de extensão para 17 professores da rede pública de ensino e para os participantes do PIBID de uma Instituição de Ensino Superior da Região do Vale do Paranhana/RS, realizado em dez encontros, entre os meses de setembro e novembro de 2017. Foram abordadas temáticas sobre a neurociência aplicada à prática docente. Percebeu-se que a realização de atividades que promovam a capacitação de profissionais da educação com conhecimentos de neurociência aplicada à formação docente ainda é incipiente. Desse modo, mostram-se a relevância e a necessidade da prática de atividades ou ensino de estratégias que possam engajar e fomentar o desenvolvimento das habilidades educacionais.

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Biografia do Autor

  • Edemilson Pichek dos Santos

    Enfermeiro. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR-FACCAT). Bolsista CAPES.

  • Cármen Marilei Gomes, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

    Bióloga, Doutora em Neurociências.

Referências

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Publicado

31-05-2018

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

SANTOS, Edemilson Pichek dos; GOMES, Cármen Marilei. Programa de intervenções nas habilidades educacionais: relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 1, p. 120–127, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i1.184. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/146. Acesso em: 25 nov. 2024.

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