O desenvolvimento da sexualidade infantil no cotidiano da sala de aula

Autores/as

  • Marelise Veit Costa

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.20

Palabras clave:

Sexualidade infantil, Docente, Educação infantil, Cotidiano

Resumen

Independente dos tipos de infância vividos na pós-modernidade, as questões relacionadas ao desenvolvimento da sexualidade infantil estão sempre presentes. Nossa preocupação está em discutir como o professor da educação infantil vê essas questões no seu cotidiano, como ele reage frente às situações vivenciadas com seus alunos em sala de aula. Para tanto, optamos por uma pesquisa qualitativa, realizada com 5 professoras, de crianças entre 03 a 04 anos de idade, de rede particular de ensino. Para a avaliação dos dados coletados, fizemos o que a pesquisa qualitativa nos permite: analisamos de forma reflexiva as respostas dadas pelas professoras. As respostas nos indicam que as professoras se sentem, muitas vezes, pouco preparadas para conduzir as situações de seu dia a dia com a convicção de estar contribuindo para o desenvolvimento da sexualidade de seus alunos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

CLASTRES, G. A criança no adulto. In: MILLER, J. (ed.). A criança no discurso analítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia escolar. In: EDIÇÃO standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1989. 12 v. (Original publicado em 1923).

KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1992.

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário da psicanálise. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MORGADO, M. A. Da sedução na relação pedagógica. São Paulo: Plexus, 1995.

PRISZKULNIK, Léia. Clínica(s): diagnóstico e tratamento. Psicologia, USP, v. 11, n. 1, p. 11-28, 2000.

RAPPAPORT, C. R. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981.

ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998.

SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ZIMERMAN, D. E. Vocabulário contemporâneo de psicanálise. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Publicado

2013-01-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

COSTA, Marelise Veit. O desenvolvimento da sexualidade infantil no cotidiano da sala de aula. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 14–19, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.20. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/3. Acesso em: 1 sep. 2024.

Artículos similares

211-220 de 253

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.