As bases neuropsicológicas do comportamento adolescente e suas implicações no campo educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.27

Palabras clave:

Neurociências, Cérebro, Comportamento, Adolescente

Resumen

O entendimento das bases neuropsicológicas do comportamento adolescente tem se apresentado como um propulsor para estudos interdisciplinares, na busca por intervenções mais eficientes, no campo educacional. O presente estudo tem como objetivo descrever as transformações que ocorrem no cérebro do adolescente e relacioná-las com o comportamento. Através de uma revisão assistemática em livros sobre psicologia do desenvolvimento do adolescente, neurociências e artigos indexados sobre desenvolvimento neurobiológico do adolescente, buscou-se levantar informações relevantes para o campo da educação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ABERASTURY, A.; KNOBEL, M. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BAUM, M. Willian. Compreender o behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BEAR, F. Mark; CONNORS, W. Barry; PARADISO, A. Michael. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BLOS, Peter. Adolescência, uma interpretação psicanalista. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BRETAS, José Roberto da Silva et al. Aspectos da sexualidade na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 7, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000800021&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 jul. 2014.

BRITO, V. N.; MONTEIRO, K. C.; LATRONICO, A. C. Alterações neuroendócrinas da puberdade. In: ANTUNES-RODRIGUES, J. et al. Neuroendocrinologia básica e aplicada. São Paulo: Guanabara-Koogan, 2005.

CAGNINI, Simone. A pesquisa em neuropsicologia: desenvolvimento histórico, questões teóricas e metodológicas. Psicologia em Pesquisa UFJF, v. 4, n. 2, p. 118-134, jul./dez. 2010.

CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 537-550, nov. 2010/ fev. 2011.

COATES, Verónica. História brasileira da medicina do adolescente: comemorando 10 anos da ASBRA. Adolesc. Latinoam., v. 1, n. 4, p. 260-265, Dic. 1999.

COATES, Verónica. História brasileira da medicina do adolescente: comemorando 10 anos da ASBRA. Disponível em: http://ral-adolec.bvs.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-71301999000100010&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 26 jun. 2013.

COLE, Michel; COLE, R. Sheila. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

COLLINS, F. Paul et al. Dopaminergic modulation of incentive motivation in adolescence: age-related changes in signaling, individual differences, and implications for the development of self-regulation. Developmental Psychology, v. 48, n.3, p. 844-861, 2012.

COSENZA, M. Ramon; GUERRA, B. Leonor. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

DAMÁSIO, R. António. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1995.

GAZZANIGA, S. Michael; HEATHERTON, F. Todd. Ciência psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GIEDD, Jay N. et al. Brain development during childhood and adolescence: a longitudinal MRI study. Nature Neuroscience, v. 2, n. 10, p. 861-863, Oct. 1999.

GLADWINA,Thomas E. et al. Addiction, adolescence, and the integration of control and motivation. Developmental Cognitive Neuroscience, v. 1, n. 12, p. 364-376, 2011.

GROSSMAN, Eloisa. A adolescência através dos tempos: adolescência latino-americana. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 26, n. 2, p. 227-234, abr./ jun. 2010.

HAASE, G. Vitor; FERREIRA de O., Fernanda; PENNA, J. Francisco. Aspectos biopsicossociais: da saúde na infância e adolescência. Belo Horizonte: Coopmed, 2009.

HAMDAN, C. Amer; PEREIRA, A. P. Ana; RIECHI, J. I. Tatiana. Avaliação e reabilitação neuropsicológica: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais. Interação em Psicologia, n.15 (edição especial), p. 47-58, 2011.

HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro em transformação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

JUVENTUDE.GOV.BR. Secretaria Nacional da Juventude. Disponível em: http://www.juventude.gov.br/. Acesso em: 04 maio 2013.

KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSEL, T. M. Princípios da neurociência. 4. ed. São Paulo: Manole, 2003.

KOLB, B.; WHISHAW, Q. Ian. Neurociência do comportamento. São Paulo: Manole, 2002.

KRISTENSEN, H. Christian; ALMEIDA, Rosa de M. M.; GOMES, B. William. Desenvolvimento histórico e fundamentos metodológicos da neuropsicologia cognitiva. Psicologia: reflexão e crítica, v. 14, n. 2, p. 259-74, 2001.

LAMBERT, Kelly; KINSLEY, H. Craig. Neurociência clínica: as bases neurobiológicas da saúde mental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2001.

LUCIANA, Monica et al. Dopaminergic modulation of incentive motivation in adolescence: age-related changes in signaling, individual differences, and implications for the development of self-regulation. University of Minnesota Developmental Psychology, v. 48, n. 3, p. 844-861, 2012.

MACHADO, Ângelo. Neuroanatomia funcional. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1993.

NIH. Disponível em: http://www.nih.gov/science/brain/. Acesso em: 10 maio 2013.

OUTEIRAL, José. Adolescer: estudos revisados sobre adolescência. 3. ed. São Paulo: Revinter, 2008.

PAGNONCELLI, Ronald. Para entender o adolescente. Rio de Janeiro: L&PM Pocket, 2008.

PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

PORTAL BRASIL. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/ ciencia-e-tecnologia. Acesso em: 10 maio 2013.

SBNEC. Disponível em: http://www.sbnec.org.br/site/. Acesso em: 12 jul. 2013.

SHAFFER, David R.; KIPP, Katherine. Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SOWELL, Elizabeth R. et al. Toga1 longitudinal mapping of cortical thickness and brain growth in normal children. The Journal of Neuroscience, v. 24, n. 38, p. 8223-8231, Sept. 2004.

SPRINTHALL, A. Norman; COLLINS, W. Andrew. Psicologia do adolescente: uma abordagem desenvolvimentista. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

THE FUTURE LABORATY. Disponível em: http://www.thefuturelaboratory.com. Acesso em: 08 maio 2013.

Publicado

2014-06-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

NIEDERAUER, Alessandra Strauss. As bases neuropsicológicas do comportamento adolescente e suas implicações no campo educacional. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 1, p. 24–32, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i1.27. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/20. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 27

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.