O livro didático e sua (sub) utilização

possibilidades em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.246

Palabras clave:

Livro didático, Recurso didático, Pandemia, Covid-19

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar discussões acerca do Livro Didático (LD) enquanto recurso didático, e como é utilizado pelos professores e alunos em suas atividades pedagógicas, de forma especial, durante a Pandemia da COVID 19. Integra as discussões do Trabalho de Conclusão de Curso que aborda a utilização do livro didático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de cinco municípios localizados na Região da Encosta da Serra, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí e Região das Hortênsias. O livro didático constitui-se como um dos recursos didáticos de apoio para a prática pedagógica mais utilizados na educação pública do Brasil (OLIVEIRA, 2014), e tem sua distribuição garantida pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). A partir dos dados coletados, é possível apontar que é utilizado como recurso pedagógico para o planejamento das aulas e como apoio aos alunos. Durante a pandemia, foi utilizado por 73% dos entrevistados, especialmente para apoio à leitura e atividades para os alunos, bem como um descanso do uso excessivo de recursos tecnológicos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jéssica Vieira Martins, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação

  • Delci Heinle Klein, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Psicopedagogia e Educação Matemática. Graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referencias

CARVALHO, João B. P. O livro didático de matemática no ensino de matemática de 1ª a 4ª série. In: PAVÃO, Antônio Carlos (org.). O livro didático em questão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. p. 14-22.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1991.

OLIVEIRA, J. P. T. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLITICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 4, 2014. Anais [...] Porto: Anpae, 2014.

OLIVEIRA, J. P. T. Proposta pedagógica. In: PAVÃO, Antônio Carlos (org.). O livro didático em questão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. p. 2-6.

SOUZA, Salete Eduardo de. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Arq Mudi, Maringá, v. 11, supl.2, p. 110-114, 2007. Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT103/2015-II/slides/RecDidaticos-MAT103-2015-II.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

SPOSITO, Elizeu Savério. Livro didático em geografia do processo de avaliação à sua escolha. In: PAVÃO, Antônio Carlos (org.). O livro didático em questão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. p. 23-37.

TRINDADE. Iole Faviero. A invenção de uma nova ordem para as cartilhas: Ser Maternal, Nacional e Mestra: Queres Ler? 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

VIEIRA, Zeneide Paiva Pereira. Cartilhas de alfabetização no Brasil: um estudo sobre a trajetória de memória de ensino e aprendizagem da língua escrita. 2017. 196 f. Tese (Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2017.

VITIELLO, Márcio Abondanza; CACETE, Núria Hanglei Cacete. Reflexões sobre as ações do Estado e do mercado na produção de livros didáticos de geografia no Brasil. In: MORETTO, Milena (org.). O livro didático na Educação Básica: múltiplos olhares. Jundiaí: Paco editorial, 2017. p.9-26.

Publicado

2020-12-31

Número

Sección

Artículos libres

Cómo citar

MARTINS, Jéssica Vieira; KLEIN, Delci Heinle. O livro didático e sua (sub) utilização: possibilidades em tempos de pandemia. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 110–116, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.246. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/186. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a