Star Trek e ensino de História

aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.197

Palabras clave:

História, Método de ensino, Ensino fundamental, Nazismo, Série de televisão, Star Trek

Resumen

Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da escola “X”, no ano letivo de 2018”. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.

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Biografía del autor/a

  • Eduardo Pacheco Freitas, Rede Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

    Licenciado e Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

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Publicado

2018-12-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

FREITAS, Eduardo Pacheco. Star Trek e ensino de História: aprendendo sobre nazismo e holocausto com a série. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 2, p. 43–53, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i2.197. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/153. Acesso em: 24 nov. 2024.

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