Brincar e jogar como auxílio na aprendizagem em sala de aula

Authors

  • Jéssica Elisabeth Zimmer

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.55

Keywords:

Jogos em sala de aula, PIBID, Aprendizagem

Abstract

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como se deu a realização das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do ISEI, durante o período de 2014. As atividades foram realizadas com alunos de 4º e 5º anos de uma escola estadual, demonstrando que o auxílio de jogos e brincadeiras em sala de aula contribui para a melhor compreensão dos conteúdos propostos. Como referência teórica busca-se em Brian Sutton-Smith, citado por Brandão, Bittencourt e Vilhena, as três ênfases relacionadas à retórica do progresso na aprendizagem – a biológica, a psicogênica e a cognitiva – e em Kishimoto (2002) a ideia de que grande parte da vida das crianças envolve o brincar. Como educadores, então, devemos ter o cuidado de que os jogos em sala de aula sejam educacionais, pois muitas vezes esses são vistos como um lazer.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRANDÃO Roberta Purper; BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas; VILHENA, Junia de. A mágica do jogo e o potencial do brincar. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 835-863, set.2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/malestar/v10n3/07.pdf. Acesso em: 13 out. 2014.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Tomson Learning, 2002.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações – problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

Published

2014-12-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

ZIMMER, Jéssica Elisabeth. Brincar e jogar como auxílio na aprendizagem em sala de aula. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 113–116, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.55. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/47. Acesso em: 1 sep. 2024.

Similar Articles

231-240 of 248

You may also start an advanced similarity search for this article.