Programa de intervenções nas habilidades educacionais
relato de experiência em capacitação de educadores em Neurociências e Educação
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v6i1.184Keywords:
Neurociência, Neuroeducação, Habilidades educacionais, Capacitação docente, Funções executivas, EducaçãoAbstract
Este estudo objetiva relatar o desenvolvimento do Programa de Intervenções nas Habilidades Educacionais. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. O curso foi oferecido na modalidade de extensão para 17 professores da rede pública de ensino e para os participantes do PIBID de uma Instituição de Ensino Superior da Região do Vale do Paranhana/RS, realizado em dez encontros, entre os meses de setembro e novembro de 2017. Foram abordadas temáticas sobre a neurociência aplicada à prática docente. Percebeu-se que a realização de atividades que promovam a capacitação de profissionais da educação com conhecimentos de neurociência aplicada à formação docente ainda é incipiente. Desse modo, mostram-se a relevância e a necessidade da prática de atividades ou ensino de estratégias que possam engajar e fomentar o desenvolvimento das habilidades educacionais.
Downloads
References
ABUD, Simone Mourão; GAÍVA, Maria Aparecida Munhoz. Análise do preenchimento dos dados de imunização da caderneta de saúde da criança. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 16, n. 1, p. 61-7, 2014.
BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W.; PARADISO, Michael A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 2017.
CARDOSO, Caroline de Oliveira et al.. Funções Executivas: o que são? É possível estimular o desenvolvimento dessas habilidades. In: CARDOSO, C. O.; FONSECA, R. P. (org.). Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares: ênfase nas Funções Executivas. Ribeirão Preto: BookToy, 2016, p. 17-33.
CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. Neurociências e educação: uma articulação necessária na formação docente. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 8, n. 3, p. 537-550, 2010.
COSENZA, Ramon; GUERRA, Lenor. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DAWSON, Peg; GUARE, Richard. Executive skills in children and adolescents: A practical guide to assessment and intervention. 2. ed. New York, NY: The Guilford Press, 2010.
DIAS, Natália Martins. Desenvolvimento e avaliação de um programa interventivo de avaliação de funções executivas em crianças. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
DIAS, Natália Martins; SEABRA, Alessandra Gotuzo. Programa de intervenção sobre a autorregulação e funções executivas – PIAFEx. São Paulo: Memnon, 2013.
FILIPIN, Geórgia Elisa et al. Formação continuada em Neuroeducação: percepção de professores sobre a neurociência e sua importância para a educação. Experiência: Revista Científica de Extensão, v. 3, n. 1, 2017.
HAEFFNER, Cristina; GUIMARÃES, Jorge Almeida. Produção científica indexada na base Web of Science na área de Neurociências e Comportamento relacionada com o tema Educação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 29, 2015.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Neurociências na educação. Rio de Janeiro: CEDIC, 2009.
IZQUIERDO, Ivan. A arte de esquecer: cérebro e memória. 2. ed. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2010.
MELTZER, Lynn; POLLICA, Laura Sales; BARZILLAI, Mirit. Executive function in the classroom: Embedding strategy instruction into daily teaching practices. In: MELTZER, Lynn (ed.). Executive function in education: From theory to practice. London: Guilford, 2007, p. 165-193.
MIYAKE, Akira; FRIEDMAN, Naomi P. The nature and organization of individual differences in executive functions: Four general conclusions. Current Directions in Psychological Science, v. 21, n. 1, p. 8-14, 2012.
OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. Educação Unisinos, v. 18, n. 1, p. 13-24, 2013.
QUEIROZ MIRANDA, João Marcelo et al. Prevalência de sobrepeso e obesidade infantil em instituições de ensino públicas vs. privadas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 21, n. 2, p. 104-107, 2015.
SANTOS, Edemilson Pichek dos et al. Intervenções multidisciplinares: capacitação de professores em educação e saúde. Rev. Enferm. UFPE on line, v. 11, n. 10, p. 3980-3984, 2017.
SILVA, Fiderisa; MORINO, Carlos Richard Ibañez. A importância das neurociências na formação de professores. Momento: Diálogos em Educação, v. 21, n. 1, p. 29, 2012.
TOKUHAMA ESPINOSA, Tracey. The new science of teaching and learning: Using the best of mind, brain and education science in the classroom. New York: Teachers College Press, 2010.
TSUJIMOTO, Satoshi. The prefrontal cortex: functional neural development during early childhood. The Neuroscientist, v. 14, n. 4, p. 335-358, 2008.
UEHARA, Emmy; CHARCHAT-FICHMAN, Helenice; LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus. Funções executivas: um retrato integrativo dos principais modelos e teorias desse conceito. Neuropsicologia Latino-Americana, v. 5, n. 3, 2013.
VIVAN, Daiana. Aplicação das diretrizes da ciência da mente, cérebro e educação à produção de vídeos educacionais. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
VOLCKAERT, Alexandra Maria S.; NOËL, Marie-Pascale. Training executive function in preschoolers reduces externalizing behaviors. Trends in Neuroscience and Education, v. 4, n. 1-2, p. 37-47, 2015.