Formação continuada de professores
um caminho em construção
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.16Schlagwörter:
Formação continuada, Educação, MetacogniçãoAbstract
No presente artigo, trazemos os resultados de uma pesquisa realizada com professores dos anos finais do Ensino Fundamental de uma rede privada de ensino em 2011. O foco dessa pesquisa era entender se o jeito do professor aprender interferia no seu jeito de ensinar. Dentre as inúmeras contribuições advindas com a pesquisa selecionamos aquelas que de alguma forma se relacionavam com a formação continuada de professores. Destacamos que o grupo entrevistado não foi diretamente questionado sobre o que é formação continuada por acreditar que os professores já possuíam esse conhecimento. No entanto, surpreendeu-nos a real compreensão do que esse processo significa para eles. Verificamos que a maioria dos professores valoriza e investe na sua formação continuada, mas acredita que a formação mais importante é aquela que ocorre fora da escola, não considerando a formação que a escola oferece como relevante. Assim sendo, se desejamos que os professores valorizem os espaços de formação oportunizados pela e na escola, também nesse ambiente se deve refletir com os professores sobre a importância desse espaço de formação. Por isso, nesse processo, a escola pode contribuir ao estimular momentos de partilha entre professores sobre estudos/leituras realizados e ao desenvolver atividades metacognitivas em que os professores sejam desafiados a tomar consciência dos significados que eles próprios atribuem a seu processo de aprender.
Downloads
Literaturhinweise
ANDRÉ, Marli et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, n. 68/especial, 1999.
GATTI, Bernadete A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/06.pdf. Acesso em: 31 out. 2012.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFCAR, 2002.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan. Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Loyola, 2006.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2013 Daiane Rohr da Rosa, Doris Helena Schaun Gerber
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.