A sustentabilidade socioeconômica e ambiental do turismo rural
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.107Palavras-chave:
Sustentabilidade socioeconômica, Sustentabilidade ambiental, Turismo rural, Roteiros temáticos, RuralidadesResumo
Este artigo apresenta uma revisão teórica com o objetivo de estabelecer uma relação conceitual entre a sustentabilidade socioeconômica e ambiental e o turismo rural através das contribuições advindas de pesquisas já realizadas sobre o assunto, artigos já publicados, autores de livros sobre o tema e usando como exemplificação o roteiro rural Caminhos do Rural Saudável, realizado no município de Igrejinha, Rio Grande do Sul, promovido pela Secretaria de Agricultura e Interior em parceira com a EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. Constatou-se que o turismo pode trazer muitos benefícios de cunho ambiental, cultural, social e econômico, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do local. Além disso, as atividades de lazer praticadas no espaço rural, conhecida como turismo rural, reforçam o tripé da sustentabilidade, alcançando as dimensões econômica, ambiental e social, pois, ao contemplar o modo de vida rural, apresenta vínculo com a produção e favorece a agregação de valor aos produtos locais.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
BAHL, M. Viagens e Roteiros Turísticos. Curitiba: Protexto, 2004.
BARBOSA, Gisele Silva. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões, v. 1, n. 4, jan./jun. 2008.
BARRETTO, Margarita. Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo, 2006.
BRASIL. Ministério do Turismo. Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural no Brasil. Brasília: Secretaria de Políticas de Turismo, 2003.
CAVALCANTI, Clovis. Sustentabilidade da economia: paradigmas alternativos da realização econômica. In: ______. (org.). Desenvolvimento e natureza: estudo para uma sociedade sustentável. São Paulo: Cortez; Recife, PE: Fundação Joaquim Nabuco, 1998.
CLARO, Danny Pimental; CLARO, Priscila Borin de Oliveira; AMÂNCIO, Robson. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. R. Adm. São Paulo, v. 43, n. 4, p. 289-300, out./dez. 2008.
COUTO, Renan Evangelista. Turismo como mecanismo de desenvolvimento local e empreendedorismo sustentável: análise da demanda e do espaço rural do Alto Aiuruoca, Itamonte, MG / Renan Evangelista Couto. – Niterói, RJ : [s.n.], 2006.
DENARDI, Reni A. et al. Fatores que afetam o desenvolvimento local em pequenos municípios do Paraná. EMATER/Paraná: Curitiba, 2000.
EHLERS, Eduardo. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. 2. ed. Guaíba: Agropecuária, 1999.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, mar. 2003.
JASPER, Juliana Rose; CERETTA, Carolina Ciliane. Turismo no espaço rural: oportunidades e sinergias contemporâneas. Pelotas: Ed. da UFPEL, 2012.
MENEZES, Juliana Santos. O patrimônio cultural da cidade de Ilhéus à luz da Literatura de Jorge Amado. Cultura – Revista de Cultura e Turismo, v. 3, n. 3, jun. 2009. Disponível em: www.uesc.br/revistas/culturaeturismo. Acesso em: 01 mar. 2015.
MOLETTA, Vânia Florentino. Comercializando um destino turístico. Porto Alegre: Sebrae/RS, 2000.
MOREIRA, José Roberto. Agricultura familiar: processos sociais e competitividade. Rio de Janeiro: Mauad; Seropédica, UFRRJ/CPDA, 1999.
NASCIMENTO, Elimar Pinheiro. Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico. Estudos Avançados, .v. 26, n. 74, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.