Professora, por que não consigo aprender?

Autores

  • Bruna Thailine Borges da Silva
  • Jordana Scholles Stein

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.65

Palavras-chave:

PIBID, Prática de ensino, Afetividade, Educação, Aprendizagem

Resumo

Este artigo objetiva analisar as práticas e questionamentos que alguns alunos e professores realizaram no decorrer das aplicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ ISEI, Subprojeto Pedagogia, desenvolvidas em uma escola pública estadual no Vale do Rio dos Sinos/ RS. A opção metodológica para a construção deste estudo foi a pesquisa teórica, com ênfase nos autores que abordam a afetividade e questões familiares. Também analisaremos por que as crianças desse grupo acreditaram não saber aprender em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CAPES. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013. Seção II, Art 4º. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em: 24 set. 2014.

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, A. da C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v17n36/v17n36a03.pdf. Acesso em: 21 out. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100003

RIBEIRO, Marinalva Lopes; JUTRAS, France. Representações sociais de professores sobre afetividade. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 23, n. 1, mar. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2006000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2006000100005

SALLES, J. F.; PARENTE, M. A. M. P. Avaliação da leitura e escrita de palavras em crianças de 2ª série: abordagem neuropsicológica cognitiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n. 2, p. 220-228; 2007. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25698/000627178.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 set. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000200007

SIQUEIRA, Denise de Cássia Trevisan. Relação professor-aluno: uma revisão crítica. Conteúdo escola. Disponível em: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtu al/espaco-praxis-pedagogicas/RELA%C3%87%C3%83O%20PROFESSOR-ALUNO/relacao%20professsor-aluno%20-%20uma%20revisao%20critica.pdf. Acesso em: 01 out. 2014.

TASSONI, Elvira Cristina Martins. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Disponível em: http://www.cursosavante.com.br/cursos/curso40/conteudo8232.PDF. Acesso em: 21 out. 2014.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em Revista, Marília, V. 7, n.1/ 2. 1-16, 2006. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/viewFile/603/486. Acesso em: 21 out. 2014. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2006.v7n1-2.603

Downloads

Publicado

31-12-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Bruna Thailine Borges da; STEIN, Jordana Scholles. Professora, por que não consigo aprender?. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 175–180, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.65. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/57.. Acesso em: 25 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 279

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)