O ensino das artes no currículo educacional brasileiro e o pensamento de Ana Mae Barbosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.310

Palavras-chave:

Artes, Ana Mae Barbosa, Legislação, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O presente escrito objetiva produzir reflexões sobre as produções da pesquisadora Ana Mae Barbosa. Logo, questiona-se: Como deve ser o ensino das artes segundo o pensamento da autora Ana Mae Barbosa? Para a produção de dados desta pesquisa de aspectos qualitativos, foi realizada uma pesquisa documental no portal de periódicos da CAPES. Ao analisar brevemente a legislação educacional brasileira vigente, a Base Nacional Comum Curricular(BNCC) nota-se, que o pensamento de Ana Mae Barbosa foi fortemente contemplado, contudo, o Ensino das Artes precisa ainda precisa superar vários desafios para desenvolver a função social na sociedade e o principal agente para que ocorra essas transformações é o docente desta área de conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudio Gerhardt, PPGIE - UFRGS

    Doutorando em Informatica na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGIE/UFRGS. Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Campus Osório - UERGS. Licenciado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ivoti - ISEI. Possui especialização em: formação continuada de professores pelo Instituto Federal Sul-Riograndense, Campus Pelotas (IF-SUL), Tecnologias da comunicação da informação na educação pela Universidade Federal de Rio Grande FURG e Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Faculdade São Luís - FESL. Apresenta experiência na supervisão e na docência de Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Atualmente desempenha a função de Supervisor Educacional na rede municipal de Educação em São José do Hortêncio RS. Tem interesse em temas de pesquisas: Alfabetização Científica, Trajetórias de Aprendizagens, Aplicação da Informática na Educação, Representação Docente, Processos de Subjetivação.

  • Djenifer Andréia Adams

     Especialista em artes pela faculdade Dom Alberto

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estud. av., São Paulo, v. 3, n. 7, p. 170-182, dez, 1989. DOI: 10.1590/S0103-40141989000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/yvtmjR7MGvYKjPDGPgqBv6J/?lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2021.

BARBOSA, Ana Mae. Educação artística. Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 22, p. 491-494, set. 1994. DOI: 10.1590/S0103-40141994000300071. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/ngDD6rd5G3VzYGznjvpr96F/?lang=pt#. Acesso em: 26 jun. 2021.

BARBOSA, Ana Mae. Artes plásticas no Nordeste. Estud. av., São Paulo, v. 11, n. 29, p 241-255, abr. 1997. DOI: 10.1590/S0103-40141997000100013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/BRZjvzRGDvTpzYYJ3r5fnnj/?lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2021.

BARBOSA, Ana Mae. O Século XXI sem Mariazinha. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 25, n. 1, p. 165-166, jan./jun. 1999. DOI: 10.1590/S1517-97021999000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/4vCvwBGKbqHrHcx88ZNPYKd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 26 jun. 2021.

BARBOSA, Ana Mae. XXX Congreso Mundial de Arte y Educación INSEA. Australia. Brisbane. Arte, Individuo y Sociedad, [S.l.], v. 12, p. 351-353, 2000. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/ARIS/article/view/ARIS0000110351A/5940. Acesso em: 26 jun. 2021.

BARBOSA, Ana Mae. The studies in art education invited lecture, 2001: the escuelas de pintura al aire libre in Mexico: freedom, form, and culture. Studies in Art Education, [S.l.], v. 42, n. 4, p. 285-297, 2001. DOI: 10.1080/00393541.2001.11651705. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/ref/10.1080/00393541.2001.11651705?scroll=top. Acesso em: 26 jun .2021.

BARBOSA, Ana Mae. Social reconstruction through art. Prospects, [S.l.], v. 32, n.0, 2002. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1022162303027. Acesso em: 26 jun. 2021.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: ano oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOCCATO, Vera Regina Casari. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade de São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. Disponível em: https://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_odontologia/pdf/setembro_dezembro_2006/metodologia_pesquisa_bibliografica.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em: 15 jun. 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. DOI: 10.1590/S0101-73302002000300013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 jun. 2021.

MARTINS, Mirian C.; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Downloads

Publicado

18-12-2024

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

GERHARDT, Cláudio; ADAMS, Djenifer Andréia. O ensino das artes no currículo educacional brasileiro e o pensamento de Ana Mae Barbosa. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e310, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.310. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/310. Acesso em: 24 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

111-120 de 196

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.