Crianças, adolescentes e a era digital
benefícios e riscos
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.283%20Palavras-chave:
Crianças e adolescentes, Redes sociais, Riscos à saúde, Proteção social, Educação digitalResumo
O texto discute a aceleração do uso de tecnologias da informação e comunicação, especialmente entre crianças e adolescentes, e os possíveis impactos na saúde mental e social. A pesquisa TIC KIDS ONLINE-Brasil 2021 revela que a grande maioria dos jovens possui acesso à internet e smartphones, dedicando tempo considerável a jogos, redes sociais e entretenimento. Contudo, esse uso excessivo e precoce das telas pode resultar em problemas como dependência digital, alterações comportamentais, transtornos de sono, ansiedade e depressão. Também há riscos relacionados a conteúdos inapropriados e jogos perigosos. Recomendações são apresentadas para equilibrar o uso das telas com atividades saudáveis e para implementar medidas de segurança, proteção e educação digital. O texto ressalta a importância do afeto, da atenção e do diálogo familiar para lidar com os desafios da era digital e promover uma convivência mais equilibrada e segura com as tecnologias
Downloads
Referências
RIGHTS FOUNDATION. Protection of Children on the Digital World. [2021]. Disponível em: https://5rightsfoundation.com/our-world/child-online-protection. Acesso em: 10 out. 2022.
ABREU, Cristiano Nabuco et al. Dependência de Internet e de Jogos eletrônicos, uma revisão. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 30, n. 2, p. 156-167, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/s1516-44462008000200014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/T8y3pYpXy7wWj9v6DRdRxfR/?lang=pt#. Acesso em: 10 out. 2022.
BRASIL. Ministério da Justiça. Classificação Indicativa: guia prático. Brasília, DF, 2018. Disponível em https://www.justica.gov.br/seus-direitos/classificacao/guia-pratico/classind-guia-pratico-de-audiovisual-3o-ed.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
CENTRO DE ESTUDOS INTEGRADOS INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E SAÚDE (CEIIAS). Projeto #SemAbusos #MaisSaúde: vídeos disponíveis para público em geral, pais/educadores e para adolescentes. Rio de Janeiro, [2022]. Disponível em https://www.ceiias.org.br/SemAbusos. Acesso em: 10 out. 2022.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET (CGI); CETIC.br. Pesquisa TIC Kids Online: Brasil-2022: crianças e adolescentes. [2022]. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/#. Acesso em: 10 out. 2022.
EISENSTEIN, Evelyn. Alertas de saúde na era digital. Rio de Janeiro, 2022. 1 vídeo. Publicado pelo canal E.S.S.E Mundo Digital. Disponível em: https://www.essemundodigital.com.br/cursos.asp. Acesso em: 10 out. 2022.
END VIOLENCE AGAINST CHILDREN PLATFORM. Disponível em: https://www.end-violence.org. Acesso em: 10 out. 2022.
NABUCO, C. A.; GOES, D. S.; LEMOS, I. L. Como lidar com dependência tecnológica: guia prático para pacientes, familiares e educadores. São Paulo: Editora Hogrefe CETEPP, 2020.
SILVA, Eduardo Jorge Custódio da. Cérebro do adolescente e mídias digitais. Rio de Janeiro, 2022. 1 vídeo. Publicado pelo canal E.S.S.E Mundo Digital. Disponível em https://www.essemundodigital.com.br/cursos.asp. Acesso em: 10 out. 2022.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). Manual de Orientação: #Menos Telas #Mais Saúde. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-_MenosTelas_MaisSaude.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
VASCONCELOS, Fabiana; EISENSTEIN, Evelyn. Hazardous gaming: challenges in the social media involving children and adolescents. Current Pediatric Reports, [S.l.], v. 10, p. 235-240, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s40124-022-00277-w. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s40124-022-00277-w. Acesso em: 10 out. 2022.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Constitution of WHO: principles. Disponível em http://www.who.int/about/mission/en. Acesso em: 10 out. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Evelyn Eisenstein
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.