Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras

Autores/as

  • Deizi Daiane Habitzreiter Prefeitura Municipal de Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.8

Palabras clave:

Neurociências, Língua estrangeira, Métodos de ensino, Educação

Resumen

A neurociência tem desvendado diversos mistérios do nosso cérebro nas últimas décadas. Atualmente, algumas de suas contribuições têm chegado até os educadores. Por esse motivo, este trabalho almeja averiguar em que medida essa área de estudos pode contribuir para o ensino de línguas estrangeiras. Sabe-se também que a base para o ensino de línguas são os respectivos métodos de ensino. Por isso discutimos a eficácia de cada um deles no que tange ao aprendizado proficiente de uma língua, bem como observamos em que medida os achados neurocientíficos são considerados nesses métodos. Mais adiante, apresentamos sucintamente uma abordagem educacional que vem emergindo atualmente, a saber, o conexionismo, que possui bases neurocientíficas, sugerindo que se pense na implementação de um método de ensino de línguas que apresente tais fundamentos.

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Biografía del autor/a

  • Deizi Daiane Habitzreiter, Prefeitura Municipal de Ivoti

    Licenciada em Português e Alemão (UNISINOS). Especialista em Aprendizagem na Língua Alemã (ISEI).

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Publicado

2013-01-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

HABITZREITER, Deizi Daiane. Neurociências e suas contribuições teóricas para o ensino de línguas estrangeiras. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 34–41, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.8. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/7. Acesso em: 1 sep. 2024.