Da identidade do educador à sensibilidade no contexto das relações didáticas de ensino no século 21
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.76Palabras clave:
Identidade profissional, Reflexão, Autoconhecimento, EducaçãoResumen
O presente artigo apresenta reflexões partindo de entrevistas realizadas pelo Grupo de Pesquisas (ISEI) 2 . O enfoque dado foi a questão da sensibilidade nos processos de gestão; para tanto, este artigo procura compreender a identidade docente na dinâmica das relações e a influência da identidade profissional no contexto escolar. É nesse intuito que o objetivo deste artigo é analisar a constituição da identidade docente, as relações pedagógicas cotidianas no contexto da atualidade e a formação como um projeto atrelado à sensibilidade no atendimento aos elementos intrínsecos do ser humano no que tange às questões de profissionalização e prática docente.
Descargas
Referencias
BUENO, Francisco da Silveira. Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1968.
CARROLO, Carlos. Formação e identidade profissional dos professores. In: ESTRELA, Maria Teresa (org.). Viver e construir a profissão. Porto: Porto Editora, 1997. p. 22-50.
GARCIA, Luiz Fernando. Pessoas de resultado: o perfil de quem se destaca sempre. 3. ed. São Paulo: Gente, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. O professor e a construção da sua identidade profissional. In:________. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001. p. 62-71.
MATURANA, Humberto; REZEPRA, Nisis de. Formação humana e capacitação. Petrópolis: Vozes, 2000.
MOSQUERA, Juan J. Psicodinâmica do aprender. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 1984.
MOSQUERA, Juan J. Vida adulta, personalidade e desenvolvimento. Porto Alegre: Sulina, 1987.
MOSQUERA, Juan J. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais. In: ENRICONE, Délcia (org.). Ser professor. 5. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2006. p. 91-107.
MOSQUERA, Juan J. O professor como pessoa. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1978.
MOSQUERA, Juan J.; STOBÄUS, Claus Dieter. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais. In: ENRICONE, Délcia (org.). Ser professor. 5. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2006. p. 91-107.
MUSSAK, Eugenio. Metacompetência. 5. ed. São Paulo: Gente, 2003.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 15-34.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ______. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000. p. 15-34.