O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.32Palabras clave:
Identidade docente, Papel social, EducaçãoResumen
O cenário social atual expressa elementos particulares de uma crisis em seu conjunto e nas instâncias da estrutura socioeducativa, especialmente no quesito “formação de professores”, que merece destaque. Não apenas porque é nesse estágio que se formam e desencadeiam os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos cidadãos, mas especialmente porque esse cenário implica uma reflexão sobre o papel da educação, carregando em si as incertezas determinantes de uma complexidade que deriva tanto da dissociação da política em relação à educação comprometida e engajada na transformação social e, de outro lado, as tendências neoliberais como a coesão totalitária que se promove pelas respostas antimodernas e fundamentalistas ao nosso tempo.
Descargas
Referencias
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999. (Coleção Ciências da Educação – Século XXI).
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijui, 1998.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez, 1987.
GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982.
MONGONE, J. A. De alunas a professoras: analisando o processo da construção inicial da docência. 2001. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
VIANNA, C. Os nós do “nós”: crise e perspectiva da ação coletiva docente em São Paulo. São Paulo: Xamã, 1999.