Aspectos neurais da aprendizagem e a influência do estresse

Autores/as

  • Cármen Marilei Gomes
  • Daniele dos Santos Guidotti Pereira

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.26

Palabras clave:

Aprendizagem, Educação, Cérebro

Resumen

Este artigo analisa os aspectos neurais envolvidos na aprendizagem, objetivando melhor compreender esse processo e as formas pelas quais pode ser qualificado. Através da revisão bibliográfica, verificou-se o papel da memória e seus subtipos, bem como o da emoção, fatores determinantes no desenvolvimento e na constituição do indivíduo. Avaliaram-se, igualmente, as implicações da plasticidade neural e da organização cerebral e as influências exercidas pelo estresse. Assim, é possível afirmar que o aprender é um processo complexo e que conhecer a forma como aprendemos é essencial para que a educação e a formação do indivíduo privilegiem todos os aspectos envolvidos, aprimorando e favorecendo o aprendizado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ANDERSON, J. R. Aprendizagem e memória: uma abordagem integrada. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

AXELROD, J.; REISINE, T. D. Stress hormones: their interaction and regulation. Science, n. 224, p. 452-459, 1984.

BEAR, M.; CONNORS, B. W.; PARADISO, M. A. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

CARLSON, N. R. Fisiologia do comportamento. 7. ed. São Paulo: Manole, 2002.

CHARMANDARI, E.; TSIGOS, C.; CHROUSOS, G. Endocrinology of the stress response 1. Annual Review of Physiology, n. 67, p. 259-284, 2005.

CHROUSOS, G. P.; GOLD, P. W. The concepts of stress and stress system disorders: Overiew of physical and behavioral homeostasis. The Journal of the American Medical Association, n. 267, p. 1244-1252, 1992.

CIZZA, G. Behavioral, adrenal, and sympathetic responses to long-term administration of an oral corticotropin-releasing hormone receptor antagonist in a primate stress paradigm. Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, n. 89, p. 5729-5737, 2004.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

DIAS, R. S. Bases neuropsicológicas da aprendizagem. In: VALLE, L. E. R. do. Temas multidisciplinares de neuropsicologia e aprendizagem. São Paulo: Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, 2004.

DOMINGUES, M. A. Desenvolvimento e aprendizagem: o que o cérebro tem a ver com isso? Canoas: ULBRA, 2007.

DRONJAK, S. et al. Immobilization and cold stress affect sympatho-adrenomedullary system and pituitary-adrenocortical axis of rats exposed to long-term isolation and crowding. Physiology & Behavior, n. 81, p. 409-415, 2004.

FEITOSA, F. B. Neurociências e comportamento: ampliando vertentes integrativas no campo das relações interpessoais. Neurociências, n. 5, p. 87-91, 2009.

FERRARI, E. A. M.; TOYODA, M. S. S.; FALEIROS, L. Plasticidade neural: relações com o comportamento e abordagens experimentais. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 17, n. 2, p. 187-194, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GREENBERG J. S. Administração do estresse. São Paulo: Ed. Manole, 2002.

IMBÉRNON, F. Amplitude e profundidade do olhar: a educação ontem, hoje e amanhã. In: ______ (org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000.

IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002. JESUS, S. N. Professores sem estresse: realização e bem-estar docente. Porto Alegre: Mediação, 2007.

KOPIN, I. L. Definitions of stress and sympthetic neuronal responses. Annals of the New York Academy of Sciences, n. 771, p. 19-30, 1995.

KYRIACOU, C. Teacher stress and burnout: an international review. Educational Research, n. 29, 1987.

LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociências. São Paulo: Atheneu, 2004.

LIPP, E. M. N. et al. O estresse em escolares. Psicol. Esc. Educ., v. 6, n. 1, 2002.

MASLACH, C. Entendendo o burnout. In: ROSSI, Ana Maria; PERREWÉ, Pamela L.; SAUTER, Steven L. (org.). Estresse e qualidade de vida no trabalho: perspectivas atuais da saúde ocupacional. São Paulo: Atlas, 2008.

MORIN, E.; PENA-VEGA, A.; PAILLARD, B. Diálogo sobre conhecimento. São Paulo: Cortez, 2004.

PACAK, K.; PALKOVITS, M. Stressor specificity of central neuroendocrine responses: implications for stress-related disorders. Endocrinol Reviews, n. 22, p. 502-548, 2001.

ROSSI, A. M. Autocontrole: nova maneira de gerenciar o estresse. Rio de Janeiro: Ed. Best Seller, 2004.

ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SANTO E. E.; BRUNO, R. S. As bases neuropsicológicas da memória e da aprendizagem e as suas contribuições para os profissionais de educação. Revista de Educação, v. 9, n. 2, p. 139-160, 2009.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SELYE, H.The stress of life. New York: McGraw Hill, 1984 (publicado originalmente em 1956).

SPRENGER, M. Memória: como ensinar para o aluno lembrar. São Paulo: Penso, 2008.

THE 25th anniversary of the publication of Howard Gardner’s Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. Disponível em: http://www.howardgardner.com/Papers/documents/ MI%20at%2025%20%204-15-08%202.doc. Acesso em: 12 abr. 2014.

Publicado

2014-06-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

GOMES, Cármen Marilei; PEREIRA, Daniele dos Santos Guidotti. Aspectos neurais da aprendizagem e a influência do estresse. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 1, p. 16–23, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i1.26. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/19. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

11-20 de 260

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a