Entre a docência, a escrita e a pesquisa

notas do processo de escolarização de Juracy Marques

Autores/as

  • Marlos Tadeu Bezerra de Mello

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i2.117

Palabras clave:

História da educação, Bolsa Fulbright, Educação, Pesquisa

Resumen

O trabalho objetiva conhecer um pouco sobre a trajetória de escolarização e docência da professora Juracy Cunegatto Marques, cuja prática ocorreu na esfera pública e privada em escolas e universidades. O texto evidencia a atuação de Juracy no Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais (CPOE/RS) e na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul. A análise se sustenta na perspectiva da História Cultural e utiliza a metodologia da História Oral e da Análise Documental. Destaca-se no conjunto de análises a transferência de Juracy de Itaqui para Porto Alegre, a formação na Escola Normal em Santa Maria, o intercâmbio nos Estados Unidos e as estratégias de promoção da psicologia na educação.

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Biografía del autor/a

  • Marlos Tadeu Bezerra de Mello

    Jornalista e Psicólogo. Especialista em Psicologia Social, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). 

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Publicado

2016-12-31

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

MELLO, Marlos Tadeu Bezerra de. Entre a docência, a escrita e a pesquisa: notas do processo de escolarização de Juracy Marques. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 2, p. 16–25, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i2.117. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/103. Acesso em: 25 nov. 2024.

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