Palavras que precisam ser ditas

planejamento e escrita na graduação e pós-graduação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v11i1.274%20

Keywords:

Planejamento, Ensino Superior, Escrita

Abstract

A partir de um conjunto de reflexões realizadas em palestras e comunicações proferidas em diferentes eventos, voltados para graduandos, graduandas, pós-graduandos e pós-graduandas, o presente ensaio analisa a importância do planejamento e da escrita na Graduação e na Pós-Graduação. O texto inicia apresentando um panorama geral do cenário das universidades e do ensino superior no Brasil. Na sequência, apresento e discuto elementos relacionados ao planejamento como uma forma de (re)existência na Graduação e/ou Pós-Graduação, articulando cinco grandes eixos de estratégias para planejar: escrita da monografia, dissertação ou tese; socialização e reconhecimento pelos pares; colaboração institucional; função social e militância e; perspectiva de futuro. O primeiro eixo recebe atenção especial, contando com discussões direcionadas para estudantes dos diferentes níveis do ensino superior. As reflexões apresentadas fundamentam-se em diferentes pensadoras e pensadores da Educação, da História e da Filosofia. As considerações finais apontam o planejamento como uma contribuição para o processo de escrita de monografias, dissertações e teses, bem como uma forma de re(existência) na universidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. Editor da Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

References

ADUFRJ. Universidades desnudam fake news de Weintraub. Rio de Janeiro, 28 nov. 2019. Disponível em: https://adufrj.org.br/index.php/pt-br/noticias/arquivo/21-destaques/2722-universidades-desnudam-fake-news-de-weintraub. Acesso em: 20 jul. 2023.

ALESSI, Gil; OLIVEIRA, Regiane. Os filhos de porteiros que chegaram à universidade têm um orgulho que o ministro Paulo Guedes ignora. El País, São Paulo, 30 abr. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2021-04-30/os-filhos-de-porteiros-que-chegaram-a-universidade-tem-um-orgulho-que-o-ministro-paulo-guedes-ignora.html. Acesso em: 20 jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. PROUNI. Disponível em: http://prouniportal.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2023.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. Política para a educação superior no governo Lula. Rev. Inst. Estud. Bras., São Paulo, n. 58, p. 209-244, jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p209-244. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/82397. Acesso em: 20 jul. 2023.

COELHO, Lincoln Mansur; MARQUES, Adílio Jorge. Mapas conceituais como facilitadores de aprendizagem. História & Ensino, Londrina, PR, v. 26, n. 2, p. 520-539, 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p520. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/35115. Acesso em: 20 jul. 2023.

CORAZZA, Sandra. Planejamento de Ensino como estratégia de Política Cultural. In: MOREIRA, Antônio Flávio B. (org.). Currículo: questões atuais. Campinas, SP: Papirus, 1997. p. 103-143.

DINIZ, Débora. Carta de uma orientadora: o primeiro projeto de pesquisa. 2. ed. Brasília, DF: LetrasLivres, 2013.

KONCHINSKI, Vinicius. Universidades federais perdem 12% do orçamento durante governo Bolsonaro. Brasil de Fato, Curitiba, 16 fev. 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/02/16/universidades-federais-perdem-12-do-orcamento-durante-governo-bolsonaro. Acesso em: 20 jul. 2023.

LE GOFF, Jacques. A cultura na idade média: as artes, as letras, o saber e o ensino. In: LÊ MOYEN Age explique aux enfants. tradução: Maria Helena Camara Bastos. Paris: Seuil, 2006.

LOYN, Henry R (org.). Dicionário da Idade Média. tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2011.

MARTINS, Thais. Além da UFRJ, outras Universidades correm o risco de fechar por falta de verba. Eu estudante, Brasília, DF, 12 maio 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/ensino-superior/2021/05/4923926-alem-da-ufrj-outras-universidades-correm-o-risco-de-fechar-por-falta-de-verba.html. Acesso em: 20 jul. 2023.

MENESES, Tassia; LOPES, Daniela. Diminuição no orçamento pode ameaçar a manutenção das instituições. Centro de Tecnologia UFRJ, Rio de Janeiro, 25 abr. 2022. Disponível em: https://ct.ufrj.br/o-futuro-das-universidades-publicas-diante-do-corte-de-verbas/. Acesso em: 20 jul. 2023.

MORAES, Maria Célia Marcondes de. Reformas de Ensino, modernização administrada: a experiência de Francisco Campos: anos vinte e trinta. Florianópolis: UFSC, Centro de Ciências da Educação, Núcleo de Publicações, 2000.

MOROSINI, Marília Costa. O Ensino Superior no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil, v. 3: século XX. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 416-429.

PROST, Antoine. Doze lições sobre História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Mercadores, caixeiros e contadores: a formação de profissionais do comércio e o processo de consolidação do ensino técnico comercial no Brasil (1931-1971). Tese (Doutorado) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9489. Acesso em: 03 de fev. 2023.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da; FIGUEIREDO, Milene Moraes de; SILVA, Bárbara Groff da. O ensino comercial e agrícola no Brasil a partir da vinda da família real portuguesa. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, SP, v. 12, n. 28, 701-717, 2020. DOI: https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e984. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/984. Acesso em: 03 ago. 2023.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da; REIS, Gabbiana Clamer Fonseca Falavigna dos. Avanço conservador na educação brasileira: uma proposta de governo pautada em polêmicas (2018). Revista Cantareira, n. 33, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/40563. Acesso em: 03 ago. 2023.

‘SITUAÇÃO é muito grave’, diz reitor da UFRN após bloqueio de R$ 3,8 milhões no orçamento, 2022. G1, Rio Grande do Norte, Natal, 29 nov. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/11/29/situacao-e-muito-grave-diz-reitor-da-ufrn-apos-bloqueio-de-r-38-milhoes-no-orcamento.ghtml. Acesso em: 20 jul. 2023.

VEYNE, Paul Marie. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. tradução: Alda Baltar e Maria Auxiadora Kneipp. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.

Published

2023-10-04

Issue

Section

Original Research Articles

How to Cite

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Palavras que precisam ser ditas: planejamento e escrita na graduação e pós-graduação. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 11, n. 1, p. 59–71, 2023. DOI: 10.55602/rlic.v11i1.274 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/274. Acesso em: 25 nov. 2024.

Similar Articles

211-214 of 214

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)