Os desafios do ensino da Matemática na educação de campo

experiências em escolas do município de Quinze de Novembro/RS

Autor/innen

  • Júlia Wilke Spielmann
  • Cláudia Regina Costa Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.73

Schlagwörter:

Educação no campo, Matemática, Didática, Educação, Desafios

Abstract

Considerando a necessidade de fortalecer a identidade da escola do campo, ancorada na realidade e na história do meio rural, buscamos compreender a escola em seu papel fundamental, ou seja, na possibilidade de mudanças de paradigmas sociais. As transições paradigmáticas não ocorrem pela ação exclusiva da escola, mas sem ela as transformações não acontecem de forma sustentável. O objetivo primeiro desta pesquisa foi analisar os desafios e as possibilidades do ensino de Matemática na Educação do Campo, buscando conhecer os problemas historicamente enfrentados pelos professores de Matemática em escolas do meio rural. Além disso, também se constituíram como metas para essa investigação compreender as dificuldades de ensinar Matemática na modalidade de Educação do Campo, observar e buscar alternativas para melhorar essa modalidade de educação. A escolha desse assunto deve-se à necessidade de um maior entendimento da realidade das escolas brasileiras no campo, que se apresentam das mais distintas formas. Encontramos desde escolas altamente equipadas com aparatos desenvolvidos pela mais moderna tecnologia, quadros eletrônicos e conectados à internet, até escolas de apenas um professor, atendendo crianças e adolescentes agrupados em uma mesma turma, sem equipamento e até mesmo sem energia elétrica. A pesquisa baseou-se num estudo de cunho bibliográfico; utilizamos, além de livros, questionários, entrevistas, imagens e visitas às escolas do campo, podendo assim ter mais contato com a realidade que essas escolas vivem. Existem muitas discussões sobre os vários métodos que o professor pode usar como suporte para motivar os alunos a aprender Matemática, principalmente quando é uma cultura totalmente diferente da sua, como na escola do campo. Podemos citar como uma das constatações da nossa pesquisa que a escola do meio rural precisa ser pensada como um todo, educadores, educandos, sociedade e políticas públicas unidas para conquistar esse grande passo a ser dado na Educação do Campo. Todos só têm a ganhar com toda essa luta. Poder fazer uma educação de qualidade no campo não é um favor, é uma obrigação.

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Veröffentlicht

2015-05-01

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SPIELMANN, Júlia Wilke; PACHECO, Cláudia Regina Costa. Os desafios do ensino da Matemática na educação de campo: experiências em escolas do município de Quinze de Novembro/RS. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 1, p. 48–61, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i1.73. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/65. Acesso em: 25 nov. 2024.

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