Os desafios do ensino da Matemática na educação de campo

experiências em escolas do município de Quinze de Novembro/RS

Autor/innen

  • Júlia Wilke Spielmann
  • Cláudia Regina Costa Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.73

Schlagwörter:

Educação no campo, Matemática, Didática, Educação, Desafios

Abstract

Considerando a necessidade de fortalecer a identidade da escola do campo, ancorada na realidade e na história do meio rural, buscamos compreender a escola em seu papel fundamental, ou seja, na possibilidade de mudanças de paradigmas sociais. As transições paradigmáticas não ocorrem pela ação exclusiva da escola, mas sem ela as transformações não acontecem de forma sustentável. O objetivo primeiro desta pesquisa foi analisar os desafios e as possibilidades do ensino de Matemática na Educação do Campo, buscando conhecer os problemas historicamente enfrentados pelos professores de Matemática em escolas do meio rural. Além disso, também se constituíram como metas para essa investigação compreender as dificuldades de ensinar Matemática na modalidade de Educação do Campo, observar e buscar alternativas para melhorar essa modalidade de educação. A escolha desse assunto deve-se à necessidade de um maior entendimento da realidade das escolas brasileiras no campo, que se apresentam das mais distintas formas. Encontramos desde escolas altamente equipadas com aparatos desenvolvidos pela mais moderna tecnologia, quadros eletrônicos e conectados à internet, até escolas de apenas um professor, atendendo crianças e adolescentes agrupados em uma mesma turma, sem equipamento e até mesmo sem energia elétrica. A pesquisa baseou-se num estudo de cunho bibliográfico; utilizamos, além de livros, questionários, entrevistas, imagens e visitas às escolas do campo, podendo assim ter mais contato com a realidade que essas escolas vivem. Existem muitas discussões sobre os vários métodos que o professor pode usar como suporte para motivar os alunos a aprender Matemática, principalmente quando é uma cultura totalmente diferente da sua, como na escola do campo. Podemos citar como uma das constatações da nossa pesquisa que a escola do meio rural precisa ser pensada como um todo, educadores, educandos, sociedade e políticas públicas unidas para conquistar esse grande passo a ser dado na Educação do Campo. Todos só têm a ganhar com toda essa luta. Poder fazer uma educação de qualidade no campo não é um favor, é uma obrigação.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

ABRAÃO, José Carlos. O Educador a caminho da roça: notas introdutórias para uma conceituação da educação rural. Campo Grande: UFMS, 1986.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas de formação de educadores (as) do campo. Cad. Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/S0101-32622007000200004&pid=S0101-32622007000200004&pdf_path=ccedes/v27n72/a04v2772.pdf. Acesso em: 15 jul. 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 jun. 2015.

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 09 jun. 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12598:publicacoes&Itemid=859. Acesso em: 15 maio 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=13800&Itemid=. Acesso em: 09 jun. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº: 36/2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_parecer_36_de_04_de_dezembro_de_2001.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2015.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo. In: ______. et al. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012.

FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto Brandão. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta com objetivo de entender a trajetória do campo. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n. 9, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/paginas/2012/1/413_546_publipg.pdf. Acesso em: 25 jun. 2014.

HILÁRIO, Erivan. Educação do campo: semiárido, agroecologia, trabalho e projeto político pedagógico. Santa Maria da Boa Vista, PE, set. 2010. Disponível em: http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/Educa%C3%A7%C3%A3o%20do%20Campo%20-%20Semi%C3%A1rido,%20Agroecologia,%20Trabalho%20e%20Projeto%20Pol%C3%ADtico%20Pedag%C3%B3gico%20-%20Prefeitura%20Municipal%20de%20Santa%20Maria%20da%20Boa%20Vista%20%E2%80%93%20PE,%202010.pdf. Acesso em: 20 abr. 2014.

IMBERNÓN, Francisco. A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000.

KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda. “A vida deles é uma matemática”: regimes de verdade sobre a educação matemática de adultos do campo. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 10, n. 1, p. 56-61, jan./abr. 2006. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/6041. Acesso em: 15 jul. 2014.

MEIRELLES, Elisa; SALLA, Fernanda. As escolas e o MST. Revista Nova Escola, São Paulo, n. 274, ago. 2014. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/album-realidade-escolas-assentamentos-mst-794737.shtml#ad-image-0. Acesso em: 10 ago. 2014.

MOLINA Mônica Castagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu (org.). Educação do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 1-177, abr. 2011. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/2652/1824. Acesso em: 16 jun. 2014.

MUNARIM, Antônio et al. (org.). Educação do campo: políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. Florianópolis, SC: Editora Insular, 2011.

NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do. Educação e cultura: as escolas do campo em movimento. Fragmentos de Cultura. Goiânia, v. 16, n. 11/12, p. 867-883, nov./dez. 2006. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/textos-1/textos-educacao-do-campo/educacao-e-cultura-as-escolas-do-cam-po-em-movimento/view. Acesso em: 22 jun. 2014.

SANTOS, Cláudio Félix dos. O “aprender a aprender” na formação de professores do campo. Campinas: Autores Associados; Vitória da Conquista, BA: Edições UEBS, 2013.

SOARES, Eduardo Sarquis. Ensinar matemática: desafios e possibilidades. Belo Horizonte: Editora Dimensão, 2010.

Veröffentlicht

2015-05-01

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

SPIELMANN, Júlia Wilke; PACHECO, Cláudia Regina Costa. Os desafios do ensino da Matemática na educação de campo: experiências em escolas do município de Quinze de Novembro/RS. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 1, p. 48–61, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i1.73. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/65. Acesso em: 24 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

131-140 von 260

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.