Tecendo possibilidades sobre concepções docentes e qualidade de ensino baseado nas avaliações externas

uma revisão integrativa da literatura

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.312

Schlagwörter:

Avaliação em larga escala, Concepções pedagógicas, Políticas públicas, Qualidade na educação

Abstract

O presente artigo tem como objetivo investigar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, como os temas concepções pedagógicas e avaliações em larga escala estão relacionados com a qualidade da educação. Os dados foram coletados nas bases de dados Unique, Scielo e BDTD, com um recorte temporal compreendido entre 2013 e 2022. Foram analisados treze artigos e uma dissertação, agrupados em três categorias temáticas que dialogam com o objetivo da pesquisa. De maneira geral, os estudos enfatizam aspectos negativos da relação entre avaliação em larga escala e qualidade da educação, abordando superficialmente as concepções pedagógicas em apenas dois estudos, mas destacando a importância da formação continuada dos professores como medida para repensar a prática pedagógica. Percebe-se a necessidade de novas reflexões envolvendo as concepções pedagógicas docentes como hipótese a ser relacionada com a qualidade da educação.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Juliana Vargas Silva, Universidade Feevale

    Mestranda do PPG de Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas; Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade; Bacharel em Administração de Empresas pela Unisinos; Pós-graduada em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade Feevale. Professora de anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino no município de Estância Velha; professora do curso técnico em Administação de Empresas no colégio Sinodal - Portão.

  • Lovani Volmer, Universidade Feevale

    Doutora em Letras; professora na Universidade Feevale.

Literaturhinweise

AMARO, Ivan. A (in) visibilidade da escola: implicações das avaliações externas no contexto escolar. Educ. Teoria Prática, Rio Claro, v. 23, n. 43, p. 24-43, ago. 2013. DOI: 10.18675/1981-8106.vol23.n43.p24-43. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6049/0. Acesso em: 29 maio 2023.

AMARO, Ivan. As políticas de avaliação em larga escala e trabalho docente: dos discursos eficientistas aos caminhos contrarregulatórios. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1960-1978, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.7155. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7155. Acesso em: 29 maio 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1. ed., 3. reimpr. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/579494/publicacao/16434817. Acesso em: 30 maio 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 30 maio 2023.

BRITO, Vilma Miranda de; FERNANDES, Rosangela Cristina Teixeira. Concepção de docência: o que pensam os professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Campo Grande - MS. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, SP, v. 17, p. 248-261, 2020. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3689. Acesso em: 30 maio 2023.

CAVALCANTE, Mirian Marta da S. et al. A responsabilidade do professor no resultado do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE) Brasil. (Spanish). Revista Espacios, Caracas, Venezuela, v. 40, n. 29, p. 1–13, 2019. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a19v40n29/19402926.html. Acesso em: 30 maio 2023.

CHIRINÉA, Andréia Melanda; BRANDÃO, Carlos da Fonseca. O IDEB como política de regulação do Estado e legitimação da qualidade: em busca de significados. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, RJ, v. 23, n. 87, p. 461-484, 2015. DOI: 10.1590/S0104-40362015000100019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/L3FwTBZ79fLPRRwHFfVgmkP/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 29 maio 2023.

COSTA, Ildenice Lima; GONTIJO, Cleyton Hércules. As concepções e práticas avaliativas em matemática de um grupo de professores do 5º ano do ensino fundamental e suas relações com a Prova Brasil. Olhar de Professor, Ponta Grossa, PR, v. 23, p. 1-17, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.14944.209209223336.0226. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14944. Acesso em: 29 maio 2023.

MACHADO, Cristiane; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Qualidade das escolas: tensões e potencialidades das avaliações externas. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v. 39, n. 2, p. 413-436, 2014.Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/fyKb65xtFvXhMw3Hhpv9vNk/?lang=pt#. Acesso em: 29 maio 2023.

MARECO, Maria Joana Durbem; SILVA, Walter Guedes. A avaliação nacional da alfabetização (ANA) como política de avaliação para o ensino fundamental. Foro de Educación, Salamanca, Espanha, v. 19, n. 1, p. 285-302, 2021. DOI: 10.14516/fde.776. Disponível em: https://forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/776. Acesso em: 29 maio 2023.

NARDI, Elton Luiz; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; RIOS, Mônica Piccione Gomes. Qualidade na educação básica: ações e estratégias dinamizadoras. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v. 39, n. 2, p. 359-390, abr.2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/41062.Acesso em: 29 maio 2023.

NOVAES, Luiz Carlos. Os impactos da avaliação externa sobre o trabalho de professores na rede estadual paulista. Roteiro, Joaçaba, SC, v. 39, n. 2, p. 283-309, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4283. Acesso em: 29 maio 2023.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de; ARAÚJO, Gilda Cardoso de. Qualidade do ensino: uma nova dimensão de luta pelo direito à educação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, RJ, n. 28, p. 5-23, abr. 2005. DOI: 10.1590/S1413-24782005000100002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/t64xS8jD8pz6yNFQNCk4n7L/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 07 jun. 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

SANTOS, Carolina Antonelli dos. A atuação profissional do professor nos anos iniciais do ensino fundamental e o sistema de avaliação da educação básica. 2014. 125 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/110915. Acesso em: 29 maio 2023.

SILVA, Antônia Bruna da; BRASIL, Cassia Karize de Andrade. A constrição do currículo e do ensino às exigências das avaliações externas como via para a obtenção de "bons" resultados educacionais. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 29, p. 247-268, ago. 2018. DOI: 10.22347/2175-2753v10i29.1528. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1528. Acesso em: 30 maio 2023.

SOUZA, Thamara Maria de; DIAS, Robson. Percepções dos professores de uma escola da rede pública do Distrito Federal sobre a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). ECCOM, [s. l.], v. 12, n. 24, p. 5–25, 2021. DOI: 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v28n1p219-242.

SOUZA, Vilma Aparecida de; RICHTER, Leonice Matilde; SILVA, Lázara Cristina da. Políticas de avaliação externa e a medicalização da educação: dos sentidos do “não aprender” até o “não ensinar”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 15, n. esp5, p. 2916–2931, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15iesp5.14566. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14566. Acesso: em 29 maio 2023.

SOUZA, Marcela Tavares de, SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Integrative review: Wha tis it? How to do it?. Einstein, São Paulo, SP, v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. DOI: 10.1590/S1679-45082010RW1134. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134. Acesso em: 12 jun. 2023.

Veröffentlicht

2024-10-17

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

SILVA, Juliana Vargas; VOLMER, Lovani. Tecendo possibilidades sobre concepções docentes e qualidade de ensino baseado nas avaliações externas: uma revisão integrativa da literatura. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e312, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.312. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/312. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

61-70 von 286

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.