O olhar pibidiano sobre os vínculos criados entre professores e alunos

Autores

  • Marciele Reichert
  • Júlio César da Silva da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.60

Palavras-chave:

PIBID, Educação, Comprometimento

Resumo

Este artigo aborda os vínculos existentes nas relações entre professores e alunos ou alunos e professores a partir de relatos e pesquisas feitas ao longo de cinco meses por pibidianos, observando o respeito entre professores e alunos. Foca-se também o proceder do comprometimento do professor com o sistema educacional e o olhar direcionado ao que traz de crescimento e desenvolvimento para o aluno e o docente. Tendo em vista o respeito também que se desfaz e faz dentro do ambiente da sala de aula. A criação de um lugar onde os vínculos sejam respeitados por todos, levando em conta o espaço e situações do cotidiano desses protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AQUINO Júlio Gropa. A relação professor-aluno: do pedagógico ao institucional. São Paulo: Summus, 1996.

DEMO, Pedro. Leitores para sempre. São Paulo: Mediação, 2006.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

Downloads

Publicado

31-12-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REICHERT, Marciele; ROCHA, Júlio César da Silva da. O olhar pibidiano sobre os vínculos criados entre professores e alunos. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 140–146, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.60. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/52.. Acesso em: 25 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

31-40 de 253

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.