Brincar e jogar como auxílio na aprendizagem em sala de aula

Autores/as

  • Jéssica Elisabeth Zimmer

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i2.55

Palabras clave:

Jogos em sala de aula, PIBID, Aprendizagem

Resumen

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como se deu a realização das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do ISEI, durante o período de 2014. As atividades foram realizadas com alunos de 4º e 5º anos de uma escola estadual, demonstrando que o auxílio de jogos e brincadeiras em sala de aula contribui para a melhor compreensão dos conteúdos propostos. Como referência teórica busca-se em Brian Sutton-Smith, citado por Brandão, Bittencourt e Vilhena, as três ênfases relacionadas à retórica do progresso na aprendizagem – a biológica, a psicogênica e a cognitiva – e em Kishimoto (2002) a ideia de que grande parte da vida das crianças envolve o brincar. Como educadores, então, devemos ter o cuidado de que os jogos em sala de aula sejam educacionais, pois muitas vezes esses são vistos como um lazer.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BRANDÃO Roberta Purper; BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas; VILHENA, Junia de. A mágica do jogo e o potencial do brincar. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 835-863, set.2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/malestar/v10n3/07.pdf. Acesso em: 13 out. 2014.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Tomson Learning, 2002.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações – problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PIAGET, Jean. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

Publicado

2014-12-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

ZIMMER, Jéssica Elisabeth. Brincar e jogar como auxílio na aprendizagem em sala de aula. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 2, p. 113–116, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i2.55. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/47. Acesso em: 1 sep. 2024.

Artículos similares

191-200 de 248

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.