Literatura e performance
as cartas pedagógicas como incentivo a formação de leitores na infância
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.309Palavras-chave:
Leitura, Literatura, Infância, Performance, Cartas PedagógicasResumo
A pesquisa propõe investigar a formação de leitores na Educação Infantil, destacando o papel da escola nesse processo. O objetivo principal é analisar experiências de produções literárias, especialmente dramatizações, em uma turma de Educação Infantil. O estudo se basea nas Cartas Pedagógicas Freireanas como ferramenta para favorecer a análise durante a literatura/performance. Autores como Abramovich, Zumthor e Freire fundamentam teoricamente a pesquisa. O estudo é conduzido em uma escola privada em Bagé/RS, envolvendo dezoito crianças e suas famílias. As Cartas Pedagógicas são utilizadas como instrumentos metodológicos para coleta de dados. A sistematização de experiências é adotada na análise dos resultados. As considerações parciais destacam a importância da leitura na educação infantil, enfatizando a leitura do mundo antes das palavras escritas e a necessidade de um ambiente favorável à leitura, promovendo a autonomia na escolha das obras pelos alunos.
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