As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica

Autores

  • Fernanda Raquel Sartor SETREM
  • Bárbara Vier Mengue Instituto Superior de Educação Ivoti

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.229%20

Palavras-chave:

Feedback, Estratégia, Habilidades

Resumo

As avaliações externas são instrumentos valiosos no processo de ensino e de aprendizagem. Elas podem ser entendidas como uma espécie de diagnóstico que nos permite verificar periodicamente as necessidades e lacunas pedagógicas dos estudantes, bem como aprimorar a prática docente. O objetivo deste relato de experiência é demonstrar que avaliações externas do tipo Simulado ENEM podem ser utilizadas como formativas por meio de feedback nas turmas do ensino médio, buscando potenciar o rendimento do estudante que visa a aprovações em processos seletivos. A proposta consiste em o professor, em seu componente curricular, analisar os indicadores de desempenho na turma (pontos fortes e a melhorar) e planejar estratégias pedagógicas para eliminar as habilidades indicadas nos pontos a melhorar. [...]

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Raquel Sartor, SETREM

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007), especialista em Ciências Ambientais (2009), mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2011), doutora em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (2016), MBA em Gestão Escolar pela USP (2021). Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio da SETREM

  • Bárbara Vier Mengue, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

Referências

ATKIN, J. Myron; BLACK, Paul; COFFEY, Janet. Classroom assessment and the National Science Education Standards. Washington: National Academies, 2001.

DARLING-HARMMOND, Linda; BRANSFORD, John. Preparando os professores para um mundo em transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.

FREDERIKSEN, John; COLLINS, Allan. A systems approach to educational testing. American Educational Research Association, New York, v. 18, n. 9, p 27-32, dec. 1989. Disponível e: https://www.jstor.org/stable/1176716. Acesso em: 13 out. 2022.

Downloads

Publicado

14-12-2022

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temático

Como Citar

SARTOR, Fernanda Raquel; MENGUE, Bárbara Vier. As avaliações externas como instrumento para aprimorar a prática pedagógica. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 38–39, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.229 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/229. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>