Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v6i2.196

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Séries finais, Motivação, Docência, Educação

Resumo

A presente pesquisa teve como propósito verificar os níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Alegrete. O presente estudo caracterizou-se por uma pesquisa de campo, de caráter descritivo quantitativo. A amostra deste estudo foi composta por 72 professores das séries finais – 6º ao 9º ano. Para a verificação dos níveis de satisfação e motivação dos docentes, foi utilizado o questionário EMA (Escala de Motivação Docente), de Davoglio e Santos (2016) Os resultados indicam que a maioria dos participantes do estudo está satisfeita com a profissão escolhida, sentem-se seguros com seu trabalho no cotidiano e destacam o sentido de cooperação e interação com os colegas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo de Azambuja Guterres, Universidade da Região da Campanha Campus São Gabriel e Prefeitura Municipal de Alegrete

    Doutorando do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS). Possui graduação em Educação Física (2001) e Mestrado em Educação pela PUCRS (2011)

  • José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

    Licenciado em Química pela PUCRS (1975) e graduado em Química Industrial pela UFRGS (1975), especialista em Química pela UPF (1978), Ensino de Química pela UCS (1988), Mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS (1984), Doutorado em Engenharia de Biomassa pela UFRGS (1994) e pós-doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal (2004). 

Referências

ALCOBIA, Paulo. Atitudes e satisfação no trabalho. In: CARVALHO FERREIRA, J. M.; CAETANO, António (org.). Manual de psicossociologia das organizações. Lis- boa: McGraw-Hill, 2002. p. 290-314.

BARRETO, L. A. (coord.). Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Cadernos de Educação, Brasília, ano 2, n. 3, mar. 1997.

BOCK, A. M.; AGUIAR, W. M. Por uma prática promotora de saúde em orientação vocacional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.

BOHOSLAVSKY, R. Orientação vocacional: estratégia clínica. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (org.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

CHAMPMAN, D. W.; HUTCHESON, S. M. Attrition teaching careers: a discriminant analysis. American Educational Research Journal, Thousand Oaks, CA, v. 19, n. 1, 1982.

CORDEIRO-ALVES, F. Estudo da satisfação/ insatisfação dos professores efectivos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do distrito de Bragança. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 1991.

DAVOGLIO, Tárcia Rita; SANTOS, Bettina Steren dos; LETTNIN, Carla da Conceição. Validación de la escala de motivación académica en universitarios brasileños. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. [online]. 2016, v. 24, n. 92, p. 522-545.

ESTEVE, J. M. Profesores en conflicto. Madrid: Narcea, 1984.

ESTEVE, J. M. El malestar docente. 3. ed. Barcelona: Paidós, 1994.

FARIAS, G. O; SHIGUNOV, V; NASCIMENTO, J. V. Formação e Desenvolvimento Profissional dos professores de Educação Física. In: SHIGUNOV, V; SHIGUNOV NETO, A. A formação profissional e a prática pedagógica. Londrina: Midiograf, 2001.

GARCIA, C. H. Bienestar docente y pensamiento emocional. Madri: Wolters Kluwer España, 2008.

HARGREAVES, A; FULLAN, M. Introducion. In: HARGREAVES, A; FULLAN, M. (org.). Understanding teacher development. New York: Teachers College Press, 1992.

HARGREAVES, A. Os Professores em tempos de mudança. Lisboa: McGraw-Hill de Portugal, 1998a.

HAVILAND, J. (ed.). Handbook of emotions. New York: The Guilford Press. 1993.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.

JESUS, S. N. Expectativas de realização na profissão docente: construção da escala E.R.P. de Jesus. Psychologica, n. 7, 1992.

JESUS, S. N. A motivação para a profissão docente: contributo para a clarificação de situações de mal-estar e para a fundamentação de estratégias de formação de professores. Aveiro: Estande Editora, 1996.

JESUS, S. N. Estratégias para motivar os alunos. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 21-29, jan./abr. 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2008.

LEAL, Alzira Elaine Melo; SOUZA, Carlos Eduardo Gerszon de. Construindo o Conhecimento pela Pesquisa: Orientação básica para elaboração de trabalhos científicos. Santa Maria: Sociedade Vicente Palloti, 2006.

LUCCHIARI, D. H. O que é orientação profissional? In: ______. (org.). Pensando e vivendo a orientação profissio nal. São Paulo: Summus, 1993. p. 11-16.

MARCHESI, A. O bem-estar dos professores: competências, emoções e valores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MORIN, E. O Trabalho e seus sentidos. Psicologia & Sociedade, Florianópolis, v. 19, nesp. 1, p. 47-56, 2007.

MOSQUERA, J. J. M. O professor como pessoa. Porto Alegre: Sulina, 1976.

NOGUEIRA, J. M. Eficácia pessoal e burnout em professo- res estagiários. In: CONGRESSO HISPANO-PORTUGUES DE PSICOLOGIA, 1., 2000, Santiago de Compostela. Anais... Santiago de Compostela, 2000.

OLIVEIRA, G. C. Avaliação psicomotora à luz da psicologia e da psicopedagogia. Petrópolis: Vozes, 2003.

PEDRO, N.; PEIXOTO, P. Satisfação profissional e auto-estima em professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Análise Psicológica, Lisboa, v. 2, n. 24, p. 247-262, 2006. Disponível em: http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aps/v24n2/ v2 4n2a10.pdf. Acesso em: 7 abr. 2011.

RAMOS, F. M.; SPGOLON, A. Ser educador, até quando vale a pena. In: HETGES, A. et al. (org.). Construindo práticas educativas interdisciplinares. Cruz Alta: UNICRUZ, 2005. p. 195-204.

SANTOS, B. S.; STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. Processos motivacionais em contextos educativos. Educação, Porto Alegre, ano 30, nesp., p. 297-306, out. 2007.

SANTINI, J. A síndrome do esgotamento profissional: o “abandono” da carreira docente pelos professores de educação física da rede municipal de ensino de Porto Alegre. 2004. Dissertação (Mestrado em Motricidade Humana) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

SCHMITT, R. E. Acadêmicos de educação física: perfil, motivações e o valor atribuído aos componentes formativos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

31-12-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GUTERRES, Rodrigo de Azambuja; DEL PINO, José Claudio. Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 6, n. 2, p. 32–42, 2018. DOI: 10.55602/rlic.v6i2.196. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/152. Acesso em: 28 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

151-160 de 264

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.