Olhares educacionais voltados para os resíduos

o relato de uma prática

Autores

  • Luciane Knüppe-Rocha Colégio Anchieta
  • Marcela Ines Espinoza Rivas Colégio Anchieta

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i2.159

Palavras-chave:

Educação ambiental, Resíduos sólidos, Ensino Fundamental, Ecologia

Resumo

Neste trabalho, pretende-se demonstrar a repercussão do trabalho sobre resíduos sólidos desenvolvido no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola da cidade de Porto Alegre-RS. A abordagem dessa temática deve-se à importância de implantar a cultura da sustentabilidade e da destinação correta dos resíduos sólidos desde os primeiros anos escolares. Para atingir os objetivos propostos, foram cumpridas as seguintes etapas: a) exploração do assunto com os personagens da Turma da Mônica; b) construção de cartazes; c) uso de um jogo; d) construção de objetos com materiais recicláveis; e) coleta seletiva na hora do lanche. Os resultados indicam que as crianças desenvolveram o hábito da separação correta e o uso racional dos recursos naturais.

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Biografia do Autor

  • Luciane Knüppe-Rocha, Colégio Anchieta

    Mestre em Educação, Especialista em Educação Infantil, Pedagoga e Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional. 

  • Marcela Ines Espinoza Rivas, Colégio Anchieta

    Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (UNINTER). Graduada em Licenciatura e Bacharela em Ciências Biológicas (UFRGS). 

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Publicado

31-12-2017

Edição

Seção

Artigos livres

Como Citar

KNÜPPE-ROCHA, Luciane; RIVAS, Marcela Ines Espinoza. Olhares educacionais voltados para os resíduos: o relato de uma prática. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 5, n. 2, p. 66–73, 2017. DOI: 10.55602/rlic.v5i2.159. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/130. Acesso em: 25 nov. 2024.

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