O desenvolvimento da sexualidade infantil no cotidiano da sala de aula

Autor/innen

  • Marelise Veit Costa

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.20

Schlagwörter:

Sexualidade infantil, Docente, Educação infantil, Cotidiano

Abstract

Independente dos tipos de infância vividos na pós-modernidade, as questões relacionadas ao desenvolvimento da sexualidade infantil estão sempre presentes. Nossa preocupação está em discutir como o professor da educação infantil vê essas questões no seu cotidiano, como ele reage frente às situações vivenciadas com seus alunos em sala de aula. Para tanto, optamos por uma pesquisa qualitativa, realizada com 5 professoras, de crianças entre 03 a 04 anos de idade, de rede particular de ensino. Para a avaliação dos dados coletados, fizemos o que a pesquisa qualitativa nos permite: analisamos de forma reflexiva as respostas dadas pelas professoras. As respostas nos indicam que as professoras se sentem, muitas vezes, pouco preparadas para conduzir as situações de seu dia a dia com a convicção de estar contribuindo para o desenvolvimento da sexualidade de seus alunos.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

CLASTRES, G. A criança no adulto. In: MILLER, J. (ed.). A criança no discurso analítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia escolar. In: EDIÇÃO standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1989. 12 v. (Original publicado em 1923).

KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: o mestre do impossível. 2. ed. São Paulo: Scipione, 1992.

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário da psicanálise. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MORGADO, M. A. Da sedução na relação pedagógica. São Paulo: Plexus, 1995.

PRISZKULNIK, Léia. Clínica(s): diagnóstico e tratamento. Psicologia, USP, v. 11, n. 1, p. 11-28, 2000.

RAPPAPORT, C. R. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: EPU, 1981.

ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1998.

SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ZIMERMAN, D. E. Vocabulário contemporâneo de psicanálise. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Veröffentlicht

2013-01-01

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

COSTA, Marelise Veit. O desenvolvimento da sexualidade infantil no cotidiano da sala de aula. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 14–19, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.20. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/3. Acesso em: 25 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

221-230 von 256

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.