Personagens da Literatura Infantil

contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.98

Palavras-chave:

Personagem infantil, Habilidades socioemocionais, Autonomia, Empatia

Resumo

O presente artigo abordará a influência de personagens de livros infantis (suspense, aventura e romance) no desenvolvimento das habilidades socioemocionais em crianças de uma turma do 4º ano de uma escola particular da Grande Porto Alegre. Destacaremos a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da autonomia e da empatia. As histórias servem como fontes de identificação com os personagens e suas intrigas, vividas nas tramas, e podem ajudar as crianças na resolução de problemas do cotidiano, estimulando-as ao enfrentamento de afetos mais assustadores. Dessa forma, apresentaremos propostas de como esses conflitos podem ser trabalhados a partir das histórias infantis. Tudo isso embasando-se no diálogo promovido com teóricos da área da literatura infantil e dos que se dedicam ao estudo do desenvolvimento das habilidades socioemocionais nos espaços educativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Camila Laís da Silva Costa

    Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ivoti

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Referências

ATAÍDE, Vicente de Paula. Literatura infantil & ideologia. Curitiba: HD Livros, 1995.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

BLACK, Holly. Boneca de ossos. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2014.

CORSO, Diana Lichtenstein; CORSO, Mário. A psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia. Porto Alegre: Penso, 2011.

DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

DEMO, Pedro. O mais importante da educação importante. São Paulo: Atlas, 2012.

INSPIRARE INSTITUTO; PORVIR; INSTITUTO AYRTON SENNA. Série Diálogos: o futuro se aprende. São Paulo, 23 set. 2014. Disponível em: http://www.porvir.org/especiais/socioemocionais/. Acesso em: 26 set. 2015.

INSTITUTO AYRTON SENNA. Educação para o século XXI: glossário. 2013. Disponível em: http://educacaosec21.org.br/glossario/. Acesso em: 30 nov. 2015.

LOBATO, Monteiro. O Minotauro. 2. ed. São Paulo: Globo, 2011.

NUNES, Lygia Bojunga. A bolsa amarela. 26. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1994.

ZIRALDO. O menino maluquinho. 28. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1980.

ZIRALDO. Tudo em família. São Paulo: Publifolha, 1998.

Downloads

Publicado

31-05-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, Camila Laís da Silva; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Personagens da Literatura Infantil: contribuição para o desenvolviimento das habilidades socioemocionais. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 1, p. 46–51, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i1.98. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/90. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

51-60 de 78

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>