A Pedagogia do encontro de López Quintás no contexto de aulas remotas

um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.212

Palavras-chave:

Educação, Educação à distância

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender, na perspectiva da Pedagogia do Encontro de Alfonso López Quintás, como professores da Educação Básica consideram o diálogo, a empatia e a participação dos estudantes no contexto de aulas remotas. Os participantes da pesquisa foram 18 professores da Educação Básica, que ministraram aulas de modo remoto durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo exploratório. Os dados foram coletados por um questionário on-line e as respostas tratadas via Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram aproximações com a proposta de Quintás, pois as considerações e iniciativas relatadas pelos participantes visavam amenizar as dificuldades do período pandêmico pela busca em promover um ambiente de diálogo, empatia e participação, caminhando em direção ao “encontro” com o outro e com o conhecimento. Desse modo, o estudo destaca-se pela relevância das contribuições à educação, pois oferece um caminho mais humano e significativo pela profundidade da relação que se estabelece no caminho do “encontro”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sara Elisa Becker da Silva Rosa, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

    Graduação em Pedagogia - FACCAT

  • Lorita Aparecida Veloso Galle, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS)

Referências

ARAÚJO, D. L. Os desafios do ensino remoto na educação básica. Entrevista concedida à Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 20, n. 1, p. 231-239, 2020. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/1834/pdf. Acesso em: 20 maio 2021.

BARON, A. C. et al. Atividades pedagógicas não presenciais: desafios da experiência docente do CA/UFSC durante a pandemia. Sobre Tudo, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 29-54, 2020. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/4364. Acesso em: 02 out. 2021.

BORDENAVE, J. E. D. O que é participação. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção Primeiros Passos, 95).

BRANDÃO, S. R. A descoberta de si e do outro na formação inicial de professores. International Studies on Law and Education, Porto, v. 6, p. 29-34, jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.hottopos.com/isle6/6SBrandao.pdf. Acesso em: 02 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Parecer 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downloa d&alias=145011- pcp005-20&category_slug=marco-2020- pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 maio 2021.

COSTA, M. A. M. Relações interpessoais na sala de aula: encontros e desencontros com base no pensamento educacional de Alfonso López Quintás e análise do filme Mentes Perigosas. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2008. Disponível em: http://bibliotecatede.uninove.br/bitstream/tede/961/2/B_Maria%20Ap%20Mazaro%2 0da%20Costa.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

ENCONTRO. In: DICIO - Dicionário On-line de Português. 2017. Disponível em: https://www.dicio.com.br/encontro/. Acesso em: 13 maio 2021.

FELIPE, B. A. O olhar sobre o outro na escola: um estudo sobre a percepção que alunos e professores da rede pública da cidade de São Paulo têm um do outro à luz da Pedagogia do Encontro. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ética, Valores e Cidadania na Escola) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://evc.prceu.usp.br/?p=520. Acesso em: 11 maio 2021.

FERNANDES, A. F. et al. Aulas remotas: os desafios e potenciais de um novo modo de ensinar utilizando tecnologia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2020. Anais eletrônicos... São Carlos, ago. 2020. p. 1-15. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1318. Acesso em: 20 maio 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KONRATH, R. D. Novas competências necessárias para o exercício da docência: o que muda no ensino e aprendizagem com a pandemia? Muda?.Licencia&acturas, Ivoti, v.8, n.2, p.68-75, 2020. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/183. Acesso em: 29 abr. 2022.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

MARCELINO, C. A. A. S. Metodologia da pesquisa. Curitiba: Contentus, 2020. [E-book]. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/186505/pdf/34?code=U3s58xzFRi91KpxUYEuo8jULYvBdV3ApnD9IRW4zLASlj2J7j1YSpi77j58Qqm5A89Oe60GgF9 YgDi1VslTDYw==. Acesso em: 12 maio 2021.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 9-29.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117- 128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/abstract/?lang=p#. Acesso em: 30 jul. 2021.

PERISSÉ, G. A pedagogia do encontro e o professor que contava mil histórias. International Studies on Law and Edu-cation, Porto, v. 21, p. 71-78, set./dez. 2015. Disponível em: http://www.hottopos.com/isle21/71-78Perisse.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

LÓPEZ QUINTÁS, A. Cómo lograr una formación integral: El modo optimo de realizar la función tutorial. Madri: San Pablo, 1996.

LÓPEZ QUINTÁS, A. Inteligência criativa: a descoberta pessoal dos valores. São Paulo: Paulinas, 2004.

LÓPEZ QUINTÁS, A. Descobrir a grandeza da vida: introdução à pedagogia do encontro. São Paulo: ESDC, 2005.

RAMÔA, H. N.; BARBOSA, L. R. S.; SILVEIRA, S. M. V. Não somos robôs: a afetividade como processo pedagógico no Ensino Fundamental II durante as aulas remotas. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 1-14. 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1306/637. Acesso em: 16 maio 2021.

Downloads

Publicado

18-07-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ROSA, Sara Elisa Becker da Silva; GALLE, Lorita Aparecida Veloso. A Pedagogia do encontro de López Quintás no contexto de aulas remotas: um estudo exploratório. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 1, p. 110–121, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i1.212. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/212. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

101-110 de 296

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.