Da identidade do educador à sensibilidade no contexto das relações didáticas de ensino no século 21

Autores/as

  • Sandra Castro

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.76

Palabras clave:

Identidade profissional, Reflexão, Autoconhecimento, Educação

Resumen

O presente artigo apresenta reflexões partindo de entrevistas realizadas pelo Grupo de Pesquisas (ISEI) 2 . O enfoque dado foi a questão da sensibilidade nos processos de gestão; para tanto, este artigo procura compreender a identidade docente na dinâmica das relações e a influência da identidade profissional no contexto escolar. É nesse intuito que o objetivo deste artigo é analisar a constituição da identidade docente, as relações pedagógicas cotidianas no contexto da atualidade e a formação como um projeto atrelado à sensibilidade no atendimento aos elementos intrínsecos do ser humano no que tange às questões de profissionalização e prática docente.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BUENO, Francisco da Silveira. Grande dicionário etimológico-prosódico da língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 1968.

CARROLO, Carlos. Formação e identidade profissional dos professores. In: ESTRELA, Maria Teresa (org.). Viver e construir a profissão. Porto: Porto Editora, 1997. p. 22-50.

GARCIA, Luiz Fernando. Pessoas de resultado: o perfil de quem se destaca sempre. 3. ed. São Paulo: Gente, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. O professor e a construção da sua identidade profissional. In:________. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001. p. 62-71.

MATURANA, Humberto; REZEPRA, Nisis de. Formação humana e capacitação. Petrópolis: Vozes, 2000.

MOSQUERA, Juan J. Psicodinâmica do aprender. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 1984.

MOSQUERA, Juan J. Vida adulta, personalidade e desenvolvimento. Porto Alegre: Sulina, 1987.

MOSQUERA, Juan J. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais. In: ENRICONE, Délcia (org.). Ser professor. 5. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2006. p. 91-107.

MOSQUERA, Juan J. O professor como pessoa. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 1978.

MOSQUERA, Juan J.; STOBÄUS, Claus Dieter. O professor, personalidade saudável e relações interpessoais. In: ENRICONE, Délcia (org.). Ser professor. 5. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2006. p. 91-107.

MUSSAK, Eugenio. Metacompetência. 5. ed. São Paulo: Gente, 2003.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa, Portugal: Publicações Dom Quixote, 1992. p. 15-34.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ______. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000. p. 15-34.

Publicado

2015-05-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

CASTRO, Sandra. Da identidade do educador à sensibilidade no contexto das relações didáticas de ensino no século 21. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 3, n. 1, p. 79–84, 2015. DOI: 10.55602/rlic.v3i1.76. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/68. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

81-90 de 259

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.