Percepções iniciais sobre a aprendizagem de Libras

uma investigação com estudantes ouvintes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v12i2.314

Palabras clave:

Libras, Percepção, Aprendizagem, Curso Normal

Resumen

Este estudo investiga as percepções iniciais de ouvintes que estão em processo de formação inicial de professores sobre suas aprendizagens na disciplina de Libras. Para tanto, com base na pesquisa qualitativa exploratória e na análise de conteúdo, investigaram-se as respostas de um questionário semiestruturado, respondido por 37 estudantes de um curso Normal de nível médio, a fim de explorar informações e percepções desses estudantes sobre suas aprendizagens. A análise de dados, com base na análise de conteúdo, indicou que os estudantes ouvintes apresentaram facilidade na aprendizagem de Libras, destacando que a disciplina é importante para sua futura atuação docente. Considera-se que investir em pesquisas na formação de professores de nível médio é uma forma de minimizar as problemáticas que envolvem essa língua no ensino superior, antecipando potencialidades e favorecendo cenários inclusivos na aprendizagem dessa língua de sinais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Isaías dos Santos Ildebrand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor na Escola de Aplicação Feevale, atuando nos ciclos iniciais de alfabetização e na Prefeitura Municipal de Sapiranga. 

Referencias

ALVES, Polyanna Castro Rocha. O currículo do curso de Letras/Inglês da UNEB, Campus VI, contempla o novo estatuto da Língua Inglesa no mundo? Reflexões e proposições. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, BA, n. 64, p. 110-129, 2019. DOI: 10.9771/ell.v0i64.34095. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/34095. Acesso em: 29 jun. 2021.

AREND, Felipe Lohmann; DEL PINO, José Claudio. Uso de questionário no processo de Ensino e Aprendizagem em Biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, SC, v.10, n. 1, p. 72-86, out. 2017. DOI: 10.46667/renbio.v10i1.36. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/36. Acesso em: 29 jun. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Aplicativos de interação em sala de aula: análise de três possibilidades pedagógicas com recursos digitais. Revista Cocar, Belém, PA, v. 14, n. 30, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3313. Acesso em: 29 jun. 2021.

BRASIL. Lei nº 10436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Brasília, 24 de abril de 2002, 181º da Independência e 114º da República. Casa Civil, Subchefia para assuntos jurídicos, Brasília, DF: Presidência da República, 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm?=undefined. Acesso em: 12 fev. 2019.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 12 fev. 2020.

CALIXTO, Hector Renan da Silveira. O ensino de libras na formação de professores: formas de perceber o surdo e a língua de sinais. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n.1, p. 101-116, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.30063. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/30063. Acesso em: 29 jun. 2021

CARVALHO, Dariel de; MANZINI, Eduardo José. Aplicação de um programa de ensino de palavras em Libras utilizando tecnologia de realidade aumentada. Rev. bras. educ. espec., Bauru, SP, v. 23, n. 2, p. 215-232, 2017. DOI: 10.1590/S1413-65382317000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/n48zDNF4bSqzs7xHwQQ774c/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jun. 2021

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, Araxá, SC, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf. Acesso em: 10 jun. 2021.

GONÇALVES, Josiane Peres et al. Relações de gênero e representações sociais relativas à atuação de homens professores com crianças. Formação@ Docente, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 36-54, 2015. DOI: 10.15601/754. Disponivel em: https://www.academia.edu/111995326/Rela%C3%A7%C3%B5es_de_G%C3%AAnero_e_Representa%C3%A7%C3%B5es_Sociais_Relativas_%C3%A0_Atua%C3%A7%C3%A3o_de_Homens_Professores_de_Crian%C3%A7as. Acesso em: 10 jun. 2021.

ILDEBRAND, Isaias dos Santos. Do Ensino Básico ao Ensino Superior: os desafios da inclusão de surdos nas instituições universitárias. In: EIDELWEIN, Monique Pagel; GOMES, Raquel Salcedo (org.). Circulando entre as possibilidades de educação a distância e os desafios da educação superior. Porto Alegre: CirKula, 2018. v. 1, p. 253-266. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/195714/001090823.pdf?sequence=1. Acesso em: 12 jun. 2021.

ILDEBRAND, Isaias dos Santos. Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa no Ensino Médio: uma proposta de ensino com foca na língua e cultura surda. 2020. 144f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio do Sinos, São Leopoldo, RS, 2020. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9333. Acesso em: 20 abr. 2021.

ILDEBRAND, Isaias dos Santos.; FRONZA, C. A. Língua oral e sinalizada em poemas bimodais: aprendizagens e conhecimentos no Ensino Médio. In: TAUFER, A. L.; NETTO, D. F. e ENDRUWEIT, M. L. (org.). Práticas de literatura e língua portuguesa em diálogo com a BNCC: Ensino Médio e EJA. Porto Alegre: CirKula, 2020. v. 1, p. 129-136.

ILDEBRAND, Isaias dos Santos.; FRONZA, Cátia de Azevedo; LUIZ, Simone Weide. Quando a Libras visita a Língua Portuguesa: explorando o design thinking e o contato entre línguas no Ensino Médio. Linguagem & Ensino, Pelotas, RS, v. 23, n. 4. 2020. DOI: 10.15210/rle.v23i4.18563. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/18563. Acesso em: 10 jun. 2021.

MAQUIEIRA, Josiane dos Santos; THEWES, Jéssica Daiane Levandovski; FRONZA, Cátia de Azevedo. Reflexões sobre as atividades de Língua Portuguesa Escrita (LPE) em contexto de escola bilíngue para surdos. Working Papers em Linguística, Trindade, SC, v. 21, n. 2, p. 46-68, 2020. DOI:10.5007/1984-8420.2020v21n2p46. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/71359. Acesso em: 10 jun. 2021.

NICOLAIDES, Christine; ARCHANJO, Renata. Reframing identities in the move: a tale of empowerment, agency and autonomy. Trabalhos em linguística aplicada, Campinas, SP, v. 58, p. 96-117, 2019. DOI: 10.1590/010318138653993453211. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/wpWy83393CVfxyZwTQDt39f/?lang=en#. Acesso em: 10 jun. 2021.

OLIVEIRA, Ivanilde A.; MOTA NETO, J. C. A construção de categorias de análise na pesquisa em educação. In: MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, I. A.; TEIXEIRA, E. Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2011. p. 161-179.

PREECE, Siân (org.). The Routledge handbook of language and identity. London: Routledge, 2016.

ROSA, Nícolas Giovani da; BÚRIGO, Elisabete Zardo. Trajetória do Curso Normal: um passeio pela legislação (1971-2018). In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5, 2020. Anais [...]. p. 1-5, 2020. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11154/8041. Acesso em: 18 jul. de 2021.

STEYER, D. Não tem material didático para surdo; eu pesquiso a vida inteira: impressões de professores de língua portuguesa e inglesa sobre o ensino e material didático para surdos. 2020. 144f. Dissertação (Mestrado em Linguística aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS 2020. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9113. Acesso em: 19 abr. 2021.

VERAS, Daniele Siqueira; BRAYNER, Izabelly Correia dos Santos. Atuação docente: ensino de Libras no Ensino Superior. Revista Trama, Marechal Cândido Rondon, PR, v. 14, n. 32, 2018. p. 121-130. DOI: 10.48075/rt.v14i32.18604. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/18604. Acesso em: 18 jul. de 2021.

Publicado

2024-10-30

Número

Sección

Artículos libres

Cómo citar

ILDEBRAND, Isaías dos Santos. Percepções iniciais sobre a aprendizagem de Libras: uma investigação com estudantes ouvintes. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 2, p. e314, 2024. DOI: 10.55602/rlic.v12i2.314. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/314. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

91-100 de 132

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.