Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte

visões e vozes das juventudes contemporâneas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/wrne9v83

Palabras clave:

Artes, Cultura, Educação, Disciplina de arte

Resumen

O presente artigo aborda um trabalho apresentado em outubro de 2023 no 6º Congresso Internacional e 9º Congresso Nacional de Educação do Instituto Ivoti, no âmbito do GT 2. Cultura, Identidade, Currículo e Saberes. Trata-se de um recorte de minha dissertação de mestrado, que tem como objetivo principal reconsiderar a presença do conceito de belo na escola por meio de um olhar atualizado. Para este trabalho, faz-se uma seleção e rearticulação de dados oriundos do estudo anterior com a intenção de dar maior atenção a um determinado momento da etapa prática da dissertação, nesse caso, as observações realizadas nas escolas na data em que os questionários elaborados para a pesquisa foram aplicados. As informações abordadas originam-se das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de três escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Olha-se, então, para os movimentos de quem está na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e de jovens que estão na última etapa da Educação Básica. Desse modo, são percepções de um único dia para cada espaço visitado, porém atentas e significativas para complementar a leitura dos dados coletados durante a investigação. É como se os bastidores de um trabalho fossem revelados para contextualizar os resultados objetivos, trazendo subjetividade. Os retornos obtidos a partir da análise da etapa prática apontam que o belo tem muito a contribuir para a disciplina de arte, mas também pode vir a ser problematizado quando este se revela constituído nos modelos ultrapassados

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sabrina Esmeris, Universidade Feevale

    Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Feevale. 

Referencias

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Enem - apresentação. Brasília, DF, [2023?]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/enem-sp-2094708791. Acesso em: 05 dez. 2023.

DANTO, Arthur C. O abuso da beleza: a estética e o conceito de arte. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

FRAZÃO, Dilva. Michelangelo. E-Biografia, [S.l., 2023?]. Disponível em: https://www.ebiografia.com/michelangelo/. Acesso em: 05 dez. 2023.

GRABOWSKI, Gabriel. A desconstrução do futuro: juventudes, reforma do ensino médio e retrocessos das políticas educacionais. Porto Alegre: Carta, 2019.

MASTROBERTI, Paula. O que somos? De onde viemos? Para onde vamos? PIBID Artes Visuais UFRGS, Porto Alegre, 15 ago. 2016. Disponível em: http://pibidufrgsartesvisuais.weebly.com/o-pibid-av-ufrgs/archives/08-2016. Acesso em: 05 dez. 2023.

TARSILA do Amaral. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa824/tarsila-do-amaral. Acesso em: 05 dez. 2023.

Publicado

2024-07-03

Número

Sección

Artículos libres

Cómo citar

ESMERIS, Sabrina. Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 12, n. 1, p. 45–59, 2024. DOI: 10.55602/wrne9v83. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

71-80 de 283

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.