Planejar é preciso

o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i2.266%20

Palabras clave:

Desenvolvimento integral, Habilidades, Competências, Planejamento reverso, Avaliação

Resumen

Há muito se discute sobre a relevância do desenvolvimento integral dos estudantes nos diferentes segmentos da educação e a pandemia evidenciou o ser humano como um ser complexo e completo, que chega às escolas com emoções, sentimentos, curiosidades, movimento, conexões, corpo, alma e cérebro em contrapartida à dicotomia antes tão difundida entre corpo e mente. A Base Nacional Comum Curricular regulamenta quais são as aprendizagens fundamentais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. [...]

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Irmgard Hilda de Oliveira Quandt, Colégio Froebel

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Contestado (2001), pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais com complementação para o Magistério Superior pelo IBPEX, em Docência na Educação Básica pela FACOS (2015) e em Gestão Escolar pela Uniasselvi (2021)

  • Simone Strutz Fröhlich, Colégio Froebel

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006) e pós-graduada em Gestão e Docência para Educação 4.0 pela Universidade Tuiuti.

  • Marguit Carmem Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Professora dos Cursos de Licenciatura e de Especialização no ISEI. Assessora pedagógica do BONJA/IELUSC. Doutora em Teologia pela EST.

Referencias

REDE SINODAL DE ENSINO. Missão, visão e princípios. [2022]. Disponível em: https://redesinodal.com.br/mobile/a-rede-sinodal/missao-visao-e-principios. Acesso em: 10 nov. 2022.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 7. ed. São Paulo: Libertad, 2000. (Cadernos Pedagógicos do Libertad; 1).

WIGGINS, Grant; MCTIGUE, Jay. Planejamento para a compreensão. Porto Alegre: Penso, 2019.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

QUANDT, Irmgard Hilda de Oliveira; FRÖHLICH, Simone Strutz; GOLDMEYER, Marguit Carmem. Planejar é preciso: o planejamento reverso como ponte para o desenvolvimento das competências e habilidades da BNCC. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 129–130, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i2.266 . Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/266. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

81-90 de 116

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>