O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v2i1.32

Palabras clave:

Identidade docente, Papel social, Educação

Resumen

O cenário social atual expressa elementos particulares de uma crisis em seu conjunto e nas instâncias da estrutura socioeducativa, especialmente no quesito “formação de professores”, que merece destaque. Não apenas porque é nesse estágio que se formam e desencadeiam os responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem dos cidadãos, mas especialmente porque esse cenário implica uma reflexão sobre o papel da educação, carregando em si as incertezas determinantes de uma complexidade que deriva tanto da dissociação da política em relação à educação comprometida e engajada na transformação social e, de outro lado, as tendências neoliberais como a coesão totalitária que se promove pelas respostas antimodernas e fundamentalistas ao nosso tempo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999. (Coleção Ciências da Educação – Século XXI).

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijui, 1998.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

GIROUX, Henry. Escola crítica e política cultural. São Paulo: Cortez, 1987.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982.

MONGONE, J. A. De alunas a professoras: analisando o processo da construção inicial da docência. 2001. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2001.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

VIANNA, C. Os nós do “nós”: crise e perspectiva da ação coletiva docente em São Paulo. São Paulo: Xamã, 1999.

Publicado

2014-06-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

AUGUSTI, Rudinei Barichello; SILVA, Solange dos Santos. O intelectual transformador na perspectiva crítica da identidade política e dos papéis sociais na docência. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 2, n. 1, p. 59–66, 2014. DOI: 10.55602/rlic.v2i1.32. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

101-110 de 263

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.