Tempo/espaço na infância, infinitas janelas para incríveis descobertas

Autores/as

  • Patricia Schumacher Bertoldi Princesa Isabel Educação Infantil
  • Bárbara Vier Mengue

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i.233

Palabras clave:

Tempo, Espaço, Infância, Intencionalidade, Significado

Resumen

O presente trabalho instiga reflexões acerca do tempo e o espaço na educação infantil. Diariamente os professores seguem seus planejamentos organizados conforme os objetivos de aprendizagem para cada faixa etária destacados nos documentos que norteiam a educação infantil e são desafiados a repensar estratégias, a fim de proporcionar às crianças vivências significativas repletas de aprendizagem em uma rotina escolar pautada no cuidar e no educar. [...]

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patricia Schumacher Bertoldi, Princesa Isabel Educação Infantil

    Pedagoga, graduada pela Fundação Universidade de Blumenau (2006), Pós-graduada em gestão escolar Uniasselvi (2020/Blumenau). Coordenadora pedagógica na Princesa Isabel Educação Infantil.

  • Bárbara Vier Mengue

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

Referencias

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC; SEB, 2017.

GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PLACCO, V. M. N. S., SOUZA, V. L. T. (org.). Aprendizagem do adulto professor. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

SCHLINDWEIN, Luciane Maria; LATERMAN, Ilana; PETERS, Leila (org.). A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianóplolis: NUP, 2017.

Publicado

2022-12-14

Número

Sección

Artículos del Dossier Temático

Cómo citar

BERTOLDI, Patricia Schumacher; MENGUE, Bárbara Vier. Tempo/espaço na infância, infinitas janelas para incríveis descobertas. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 48–49, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i.233. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/233. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>