Ensino Médio e formação profissional

os desafios da gestão na relação trabalho-educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i1.213

Palabras clave:

Currículo, Planejamento pedagógico, Projeto Político Pedagógico, Sistemas de informação geográfica, Desenvolvimento espacial

Resumen

O objetivo desse trabalho foi analisar a significação do ensino profissional no Ensino Médio contida na reforma educacional em curso. Uma análise sobre a configuração espacial de diferentes atores sociais constituintes do ambiente escolar do ensino médio técnico na região metropolitana de Porto Alegre, RS, foi realizada a partir da estruturação dos dados em um Sistema de Informações Geográficas - SIGs. Os resultados indicam a ausência de unidades escolares com oferta de cursos técnicos de formação profissionalizante consoantes às realidades industriais próximas aos seus territórios.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Thiago Moreira Safadi, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Coordenador dos cursos de licenciatura em Geografia e História

  • Elisângela de Souza Miranda Muynarsk, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Ciências

Referencias

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezem-bro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 jun. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 01 jun. 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 jun. 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2. ed. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf#:~:text=Nesta%20publica%C3%A7%C3%A3o%2C%20est%C3%A3o%20reunidas%20as,as%20redes%20de%20ensino%20brasileiras. Acesso em: 01 jun. 2018.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimento. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

DRUCK, S. et al. (ed.). Análise espacial de dados geográficos. Brasília, DF: EMBRAPA, 2004.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (FIERGS). Cadastro industrial. Porto Alegre: FIERGS, 2017.

FORQUIN, J.-C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GOLDEMBERG, J. O repensar da educação no Brasil. Estud. av., São Paulo, v. 7, n. 18, p. 65-137, ago. 1993. https://doi.org/10.1590/S0103-40141993000200004

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Classificação Nacional de Atividades Econômicas, versão 1.0. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar da Educação Básica 2016: notas estatísticas. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2 017/notas_estatisticas_censo_escolar_da_educacao_basica_2016.pdf. Acesso em: 01 jun. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE: versão 2.0. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://cnae.ibge.gov.br/classificacoes/download-concla/8265-download. Acesso em: 01 mar. 2019.

PIZZOLATO, N. D. et al. 2004. Localização de escolas públicas: síntese de al-gumas linhas de experiências. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 111-131, jan./abril 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pope/a/CkZwtt6Mpq4bpf9ZP7WxfHK/. Acesso em: 01 mar. 2019.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Educação (SEERGS). Atlas socioeconômico do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: SEERGS, 2017.

Publicado

2022-07-18

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

SAFADI, Thiago Moreira; MUYNARSK, Elisângela de Souza Miranda. Ensino Médio e formação profissional: os desafios da gestão na relação trabalho-educação. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 1, p. 61–71, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i1.213. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/213. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

81-90 de 233

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a