Formação docente e educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i2.264

Palabras clave:

Professores - Formação, Educação infantil, Saberes docentes, Educação

Resumen

Neste artigo, visa-se a compreender o processo de formação de professores e a atuação pedagógica na Educação Infantil, ao se observarem e analisarem os modos com que o conhecimento é contextualizado nas práticas docentes. Os desafios permitem a aprendizagem contínua e a constituição profissional dos professores. O estudo centra-se na realidade de uma escola de Educação Infantil do município de Bento Gonçalves/RS e sustenta-se, metodologicamente, no Estudo de Caso e na análise documental, apoiado em autores que referendam a formação de professores, a atuação na Educação Infantil e suas relações com saberes e práticas pedagógicas. Na empiria, identificou-se que as professoras investigadas têm formação na área da Educação Infantil e buscam aperfeiçoamento constante, mas ainda demonstram dificuldade em considerar os conhecimentos/saberes prévios das crianças em seus planejamentos.

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Biografía del autor/a

  • Andréia Morés, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Doutora em Educação pela UFRGS. Atualmente é professora na Área de Humanidades, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS e Pesquisadora e vice-líder do Observatório de Educação da UCS.

  • Ana Paula Silveira, Universidade de Caxias do Sul - UCS

    Mestra em Educação pela UCS. Atualmente é Vice-diretora de Escola de Educação Infantil no Município de Bento Gonçalves, professora no curso de Pedagogia na FSG e na Educare Serra no curso de Formação de Profissionais da Educação Infantil.

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Publicado

2021-12-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

MORÉS, Andréia; SILVEIRA, Ana Paula. Formação docente e educação infantil. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 2, p. 35–47, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i2.264. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/200. Acesso em: 23 nov. 2024.

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