Inteligência senciente, escola e saúde docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.253

Palabras clave:

Escola, Inteligência senciente, Realidade, Psicologia, Educação

Resumen

A inteligência senciente argumenta sobre a profundidade da novidade do que outrora consistia em duas faculdades humanas. Em termos educacionais, o grupo de alunos, através da inteligência senciente, apreende a professora à frente de qualquer intenção pedagógica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Giovani Meinhardt, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado e Mestrado em Filosofia e Graduação em Psicologia, todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Referencias

BELLO, Joathas. Prefácio. In: ZUBIRI, Xavier. Natureza, história, Deus. São Paulo: É Realizações, 2010. p. 11-18.

CAPONIGRI, Robert A. A propósito de Sobre a Essência: o realismo de Xavier Zubiri. In: SECRETAN, Philibert (org.). Introdução ao pensamento de Xavier Zubiri (1898-1983): por uma filosofia de realidade. São Paulo: É Realizações, 2013. p. 47-64.

CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: uma perspectiva global. São Paulo: nVersos, 2015.

DOLTO, Françoise. A causa das crianças. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2005.

ELLACURÍA, Ignacio. Uma abordagem da filosofia de Zubiri. In: SECRETAN, Philibert (org.). Introdução ao pensamento de Xavier Zubiri (1898-1983): por uma filosofia de realidade. São Paulo: É Realizações, 2013. p. 33-45

FERNÁNDEZ TEJADA, José. Prefácio da Trilogia Inteligência Senciente. In: ZUBIRI, Xavier. Inteligência e Realidade. São Paulo: É Realizações, 2011. p. IX-XLVII.

FERRAZ FAYOS, Antonio. A trilogia sobre a inteligência. In: SECRETAN, Philibert (org.). Introdução ao pensamento de Xavier Zubiri (1898-1983): por uma filosofia de realidade. São Paulo: É Realizações, 2013. 65-76.

GRACIA, Diego. Presentación. In: ZUBI-RI, Xavier (org.). Sobre el sentimiento y la volición. Madrid: Alianza Editorial, 2015. p. 9-13.

GRACIA, Diego. El poder de lo real. Leyendo a Zubiri. Madrid: Triacastela, 2017.

SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ; Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 6. ed. rev e ampl. São Paulo: Cultrix, 1994.

ZUBIRI, Xavier. Sobre el hombre. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri 1986.

ZUBIRI, Xavier. Los problemas fundamentales de la metafísica occidental. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri, 2008.

ZUBIRI, Xavier. Natureza, história, Deus. São Paulo: É Realizações, 2010.

ZUBIRI, Xavier. Inteligência e Realidade. São Paulo: É Realizações, 2011.

ZUBIRI, Xavier. Sobre el sentimiento y la volición. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri 2015

Publicado

2021-05-31

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

MEINHARDT, Giovani. Inteligência senciente, escola e saúde docente. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 104–115, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.253. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/196. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

91-100 de 266

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.