A docência a partir de práticas tecnodocentes

a compreensão de licenciandos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.206

Palabras clave:

Educação, Tecnologia da Informação, Comunicação, Docência

Resumen

O objetivo é analisar como os licenciandos da disciplina Tecnodocência, no primeiro semestre de 2018, compreendem a Docência a partir do uso das Tecnologias Digitais. Foi realizado um Estudo de Caso em que os dados obtidos nos questionários de sondagem, intermediário e de autoavaliação, foram triangulados. No primeiro questionário, obteve-se a associação entre Docência e transmissão de conhecimentos, não sendo mencionadas as Tecnologias Digitais. No segundo, foram verificados aspectos compreendidos como inovadores: construção colaborativa do conhecimento e parceria. No terceiro, predominaram os aspectos inovadores, mas a associação entre fazer docente e transmitir conhecimentos ainda prevaleceu.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ALVES, F. C. S.; BATISTA, A. A. M. A influência da formação docente nas práticas pedagógicas com o uso do computador. In: CONGRESSO REGIONAL SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 1., 2016, Natal. Anais… Natal, 2016.

BONILLA, M. H. S. A presença da cultura digital no GT educação e comunicação da ANPED. Revista Teias, Rio de Janeiro, v.13, n.30, p.71-93, 2015.

FREITAS, M. T. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

GARCIA, M. F. et al. Novas competências docentes frente às tecnologias digitais interativas. Revista Teoria e Prática na Educação, Porto Alegre, v.14, n.1, p.79-87, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 8, p. 1-12, 1997.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LIMA, L. de. A aprendizagem significativa do conceito de função da formação inicial do professor de matemática. 2008. 155f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2008.

LIMA, L.; LOUREIRO, R. C. Integração entre docência e tecnologia digital: o desenvolvimento de materiais autorais digitais educacionais em contexto interdisciplinar. Revista Tecnologias na Educação, Fortaleza, v.17, n.8, p.1-11, 2016.

LOUREIRO, R. C.; LIMA, L. Tecnodocência: integração entre tecnologias digitais da informação e comunicação e docência na formação do professor. Fortaleza: Amazon, 2018.

MONTEIRO, J. A. A. et al. Formação inicial docente para as TDICs: análise a partir do curso de Pedagogia do Campus Central da UFRN. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21., 2015, Maceió. Anais… Maceió, 2015.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijui, 2011.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 23, n. 126, p. 24-26, set./out. 1995.

MOREIRA, M. A.; CABALLERO, M. C.; RODRIGUEZ, M. L. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 5., 1997, Burgos. Anais… Burgos, 1997.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PRATA, G. C. F. B. Formação docente: (re)construindo-se professor reflexivo. In: MORAES, S. E. (org.). Currículo e formação docente: um diálogo interdisciplinar. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 307-316.

SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

VALENTE, J. A. A informática na educação: como, para que e por que. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, n.1, 2001. https://doi.org/10.16923/reb.v1i1.7.

VEIGA, I. P. A. Docência universitária na educação superior. In: RISTOFF, D; SE-VEGNANI, P. (org.). Docência na educação superior. Brasília: INEP, 2006. p. 85-96.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2020-12-31

Número

Sección

Artículos libres

Cómo citar

LIMA, Luciana de; TELES, Gabriela; LOUREIRO, Robson Carlos. A docência a partir de práticas tecnodocentes: a compreensão de licenciandos. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 46–58, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.206. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/181. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

101-110 de 275

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.