Os lugares da cidade nos contam história(s)

a problemática dos lugares de memória no ensino de História

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.15

Palabras clave:

Memória, His´tória, Educação, História cultural, Cultura

Resumen

O artigo discute o papel desempenhado pelo ensino de História na Educação Básica através da utilização de elementos trazidos pela Nova História Cultural. Nessa perspectiva, buscamos relacionar como as noções do passado, concebidas pelo professor de História, relacionam-se com os conceitos de representação social, monumentalidade e produção da memória social. Através das relações possíveis existentes entre esses conceitos, acreditamos se tornar possível um ensino de História pautado não apenas no estudo das fontes tradicionalmente concebidas pela escola (livro didático, vídeos, etc.), mas também no exercício crítico de interpretação sobre os lugares de memória produzidos em diferentes momentos. Nossa pesquisa busca contribuir para a criação de novas estratégias de ensino-aprendizagem da História, propondo-se a levar para a sala de aula novos elementos simbólicos, como os monumentos históricos e outros diversos lugares de memória. Com isso acreditamos ser possível lançar outros “olhares” sobre a produção do espaço geográfico no qual se insere o passado. Esses novos olhares, por sua vez, permitem ao professor de História explorar novos objetos da História, muitas vezes renegados por outras fontes empregadas no ensino da História na escola brasileira.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BARREIRA, Irlys Alencar F. A cidade no fluxo do tempo: invenção do passado e patrimônio. Sociologias, Porto Alegre, v. 5, n. 9, jan./jun. 2003.

BOURDEU, Pierre. O poder simbólico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BOURDEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 1998.

BRASIL, Luiz Antonio de Assis. Videiras de cristal. 5. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

FERREIRA, Antonio Celso. Heróis e vanguardas, romance e história: os intelectuais modernistas de São Paulo e a construção de uma identidade regional. In: PESAVENTO, Sandra J. (org.). Escrita, linguagem, objetos: leituras de história cultural. Bauru: EDUSC, 2004.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: UNICAMP, 2003.

LEENHARDT, Jacques. As luzes da cidade: notas sobre uma metáfora urbana em Jorge Amado. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy (org.). Escrita, linguagem, objetos: leituras de História Cultural. Bauru: EDUSC, 2004.

MENESES, José Newton Coelho. História e turismo cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MYERSON, Daniel. Sangue e esplendor. A história dos piores tiranos da humanidade. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, n. 10, dez. 1993. [Revista do Programa de Pós-Graduação em História e do Departamento de História PUCSP].

OLIVEIRA, Lucia Lippi. A construção do herói no imaginário brasileiro de ontem e de hoje. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy (org.). História cultural: experiências de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

OLIVEIRA, Luiz Antônio de. O teatro da memória e da história: Alguns problemas de alteridade nas representações do passado presentes no culto aos mártires de Canhaú – RN. Revista de Humanidades, v. 4. n. 8, abr./set. 2003.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Palavras para crer: Imaginários de sentido que falam do passado. Nuevo Mundo, Mundos Nuevos, n. 6, 2006. Disponível em: http://nuevomundo.revues.org/document1499.html. Acesso em: 10 jan. 2012.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano: Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2. n. 3, 1989.

SEIXAS, Jacy Alves de. Percursos de memórias em terras de história: problemas atuais. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (org.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: UNICAMP, 2004.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.

SOARES, Mozart Pereira. O Positivismo no Brasil: 200 anos de Augusto Comte. Porto Alegre: AGE Editora, UFRGS, 1998.

THEODORO, Janice. Canudos 100 anos depois: da vida comunitária ao surgimento dos movimentos fundamentalistas. In: ABDALA JÚNIOR, Benjamin; ALEXANDRE, Isabel (org.). Canudos: palavra de Deus sonho da terra. São Paulo: SENAC; Boitempo Editorial, 1997.

Publicado

2013-01-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

GEVEHR, Daniel Luciano. Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História. Revista Académica Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 68–76, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.15. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

51-60 de 271

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.