Didática de ensino no século 21
DOI:
https://doi.org/10.55602/rlic.v3i1.70Keywords:
Mudanças socioculturais, Mundo globalizado, SociedadeAbstract
Nosso mundo mudou drasticamente apenas nos últimos 50 anos e produziu muitas mudanças socioculturais, de acordo com a percepção que já os antigos romanos verbalizavam: tempora mutantur et nos mutamur em illis. Isso significa, transferido para a nossa realidade de salas de aula contemporâneas, que também a didática deve ser sempre repensada. Mesmo a metodologia, assim como nós transmitimos conhecimentos e competências aos alunos, deve ser sempre redefinida e submetida a mudanças necessárias e otimizações para poder garantir para nossos alunos o melhor beneficio possível num mundo globalizado.
Downloads
References
AL BALUSHY, Zainab. Using mother tongue in the English language classroom. Bibliography. Disponível em: http://www.developingteachers.com/articles_tchtraining/mtongue16_ zainab.htm. Acesso em: 18 maio 2015.
COIMBRA, David. O melhor que foi feito foi o pior. Zero Hora, Porto Alegre, 14 abr. 2015. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/04/david-coim-bra-o-melhor-que-foi-feito-foi-o-pior-4739357.html. Acesso em: 18 maio 2015.
LEISEN, Josef. Der bilinguale Sachfachunterricht aus verschiedenen Perspektiven: Deutsch als Arbeitssprache, als Lernsprache, als Unterrichtssprache und als Sachfachsprache im Deutschsprachigen Fachunterricht (DFU). Fremdsprache Deutsch, v. 30, p. 7-14, 2004. Disponível em: http://www.josefleisen.de/uploads2/04%20Sprache%20im%20Fachunterricht%20-%20Bilingualer%20Fachunterricht/07%20Der%20bilinguale%20Fachunterricht%20aus%20verschiedenen%20Perspektiven%20-%20Fremdsprache%20Deutsch.pdf. Acesso em: 18 maio 2015.
LEISEN, Josef. (Org.). Methoden-Handbuch Deutschsprachiger Fachunterricht (DFU). Bonn: Varus-Verlag, 2003. Disponível em: http://www.deutsch-am-arbeitsplatz.de/methodenhandbuch_fachunterricht.html. Acesso em: 18 maio 2015.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Ensino de língua estrangeira para jovens e adultos na escola pública. In: LIMA, Diógenes Cândido de (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009. p. 21-30.
RAMER, Ulrich. Handreichungen zur bilingualen Erziehung. 2. Aufl. Porto Alegre: Edicione Sur, 2001. Disponível em: http://www.ulrich-ramer.de/bilinguale_erziehung.pdf. Acesso em: 18 maio 2015.
SCHULEN: Partner der Zukunft. Deutsch als Fremdsprache: Deutschsprachiger Fachunterricht. Disponível em: http://www.pasch-net.de/pas/cls/leh/med/daf/de3336850.htm. Acesso em: 18 maio 2015.
SCHULER, Roberta. Faltam professores em uma a cada três escolas estaduais de Porto Alegre. Diário Gaúcho, Porto Alegre, 16 abr. 2015. Disponível em: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2015/04/faltam-professores-em-uma-a-cada-tres-escolas-estaduais-de-porto-alegre-4741012.html. Acesso em: 18 maio 2015.
WALTHER-RATHENAU-GYMNASIUM UND REALSCHULE. Lehrerzimmerkonzept. Disponível em: http://www.walther-rathenau-sw.de/joomla2013/index.php/wir-ueber-uns/lehrerzimmerkonzept. Acesso em: 18 maio 2015.
WALTHER-RATHENAU-GYMNASIUM UND REALSCHULE. Tablet Klasse. Disponível em: http://www.walther-rathenau-sw.de/joomla2013/index.php/besonderheiten/ta-blet-klasse/28-besonderheiten/252-tabletklasse-erfahrungsbe-richte. Acesso em: 18 maio 2015.