Tempo/espaço na infância, infinitas janelas para incríveis descobertas

Authors

  • Patricia Schumacher Bertoldi Princesa Isabel Educação Infantil
  • Bárbara Vier Mengue

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v10i.233

Keywords:

Tempo, Espaço, Infância, Intencionalidade, Significado

Abstract

O presente trabalho instiga reflexões acerca do tempo e o espaço na educação infantil. Diariamente os professores seguem seus planejamentos organizados conforme os objetivos de aprendizagem para cada faixa etária destacados nos documentos que norteiam a educação infantil e são desafiados a repensar estratégias, a fim de proporcionar às crianças vivências significativas repletas de aprendizagem em uma rotina escolar pautada no cuidar e no educar. [...]

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Patricia Schumacher Bertoldi, Princesa Isabel Educação Infantil

    Pedagoga, graduada pela Fundação Universidade de Blumenau (2006), Pós-graduada em gestão escolar Uniasselvi (2020/Blumenau). Coordenadora pedagógica na Princesa Isabel Educação Infantil.

  • Bárbara Vier Mengue

    Professora no curso de Letras (ISEI) e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Instituto Ivoti. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC; SEB, 2017.

GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PLACCO, V. M. N. S., SOUZA, V. L. T. (org.). Aprendizagem do adulto professor. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

SCHLINDWEIN, Luciane Maria; LATERMAN, Ilana; PETERS, Leila (org.). A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianóplolis: NUP, 2017.

Published

2022-12-14

Issue

Section

Thematic Dossier Articles

How to Cite

BERTOLDI, Patricia Schumacher; MENGUE, Bárbara Vier. Tempo/espaço na infância, infinitas janelas para incríveis descobertas. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 10, n. 2, p. 48–49, 2022. DOI: 10.55602/rlic.v10i.233. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/233. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

61-70 of 72

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>