Processo de mudança de aulas expositivas para aulas mediadas, em curso de ensino apostilado, no Ensino Fundamental II, através da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na disciplina de geografia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.251

Keywords:

Mediação, Metodologias ativas, ABP, Ensino apostilado, Educação

Abstract

O objetivo do artigo consiste em compreender como se desenvolve um professor mediador, a importância do processo de mediação e como metodologias ativas estão ligadas a este processo, através do método qualitativo. Mediou-se sequências didáticas com ênfase no estímulo à resolução de problemas, metodologia em consonância com a ABP. Alguns dos resultados da pesquisa foram a compreensão do papel do professor como mediador que fará a interação, por exemplo, entre o sujeito e o objeto da aprendizagem. Percebeu-se que o professor mediador precisa reconhecer que ele planejará ações e situações para que os alunos acessem com melhor qualidade suas funções cognitivas e efetuem uma melhor aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Fernanda Galdino, Associação Educacional Luterana Bom Jesus (IELUSC)

    Especialista em Educação Inovadora - Joinville, Santa Catarina. Professora do Ensino Fundamental.

  • Marguit Carmen Goldmeyer, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Mestrado em Educação e Graduação em Letras - Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

References

ESCOLA X. Projeto Político Pedagógico. Joinville, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 58. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GOMES, Cristiano M.A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre, Artmed, 2002.

MEIER, Marcos. GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba: Edição do autor, 2007.

SOUZA, Samir Cristiano de. Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP: um método transdisciplinar de aprendizagem para o ensino educativo 2015. Disponível em: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-320-01042016-143203.pdf. Acesso em: 11 maio 2021.

Published

2021-05-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

GALDINO, Fernanda; GOLDMEYER, Marguit Carmen. Processo de mudança de aulas expositivas para aulas mediadas, em curso de ensino apostilado, no Ensino Fundamental II, através da aprendizagem baseada em problemas (ABP) na disciplina de geografia. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 51–62, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.251. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/192. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

71-80 of 264

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>