Do racismo ao direito à cultura afrodescendente na escola

aspectos históricos da afirmação da diversidade cultural brasileira

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v5i1.140

Keywords:

Afrodescendente, Escola, Racismo, Legislação

Abstract

Neste estudo, discutimos o processo de inserção da cultura afrodescendente na escola, bem como o desenvolvimento histórico das legislações brasileiras acerca da afirmação da identidade negra como mecanismo para o combate do racismo e a promoção da diversidade cultural. Problematizamos, a partir de autores que já discorreram sobre o tema, a presença da ideologia e da prática no racismo étnico-racial e as possibilidades a partir das conquistas na legislação brasileira. Analisamos também o desenvolvimento da cultura afrodescendente no Brasil, por meio da construção do Movimento do Negro e suas implicações nas legislações nacionais, bem como seu impacto na política curricular educacional. Consideramos que, apesar dos avanços nos termos legais, o movimento da diversidade cultural brasileira deve atingir o âmbito das práticas sociais e escolares para conquistar de fato o reconhecimento do papel histórico do povo negro e a superação das injustiças sociais por ele sofrido.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Nadiele Elias Faria Tuono

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Arapoti (FATI). Professora da rede pública municipal de ensino de Castro/PR

  • Marta Rosani Taras Vaz

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na linha de pesquisa de História e Políticas Educacionais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

References

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 mar. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, 2004.

BRASIL. Lei n° 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 2004.

CHAUÍ, M. Convite a filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

DOMINGUES, P. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042007000200007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-77042007000200007.

GIAROLA, F.R. Racismo e teorias raciais no século XIX: Principais noções e balanço historiográfico. História e-história, Campinas, 2010. Disponível em: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=

#_ftn1. Acesso em: 10 mar. 2017.

GOMES, P.F.; BEZERRA, R.A. Literatura e ensino: a aplicabilidade da Lei nº 10.639/03 no contexto escolar. Campina Grande: Realize, 2013. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/trabalhos/

Modalidade_6datahora_05_10_2013_00_20_19_idinscrito_1524_92233524c90c344ca00805373cb952dc.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.

GUIMARÃES, A.S.A. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, 1999.

HOUAISS, A. Minidicionário da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Moderna, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico 2010: características da população e dos domicílios: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2011.

MATTOS, P.A. A trajetória de Martin Luther King Jr.: uma obra inacabada. Revista Caminhando, v. 11, n. 18, p. 69-80, 2006. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/Caminhando/article/view/1195. Acesso em: 10 mar. 2017.

MELO, W.R.S. Analise de 10 anos de implementação e aplicabilidade da lei nº. 10.639/03: conquistas, desafios e perspectivas na formação do professor. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 6, 2013, Maringá, PR. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2013/trabalhos/438_trabalho.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.

MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: BRANDÃO, A. A. (Org.). Cadernos PENESB, n. 5, Niterói, EdUFF, 2004.

OLLIE, A.J. Explicando a extinção do Partido Pantera Negras: o papel dos fatores internos. Cadernos CRH, Salvador, v. 15, n. 36, 2002. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/crh/article/view/18631. Acesso em: 10 mar. 2017.

SABA, S. A Lei dos Sexagenários no Debate Parlamentar (1884-1885). São Paulo: USP, 2007.

SANTOS, D.J.S. et al. Raça versus etnia: diferenciar para melhor aplicar. Dental Press, Maringá, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v15n3/15.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.

SANTOS, S.Q. dos. População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/ES: PENESB (1995-2007). 158 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontífice Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.puccampinas.edu.br/tde_busca/ arquivo.php?codArquivo=338. Acesso em: 10 mar. 2017.

WEDDERBURN, C. M. O racismo através da história: da antiguidade à modernidade. 2007. Disponível em: http://www.abruc.org.br/sites/500/516/00000672.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.

WESCHENFELDER, G.V. Os negros nas histórias em quadrinhos de super-heróis. Revista Identidade, São Leopoldo, v.18, n. 1, p. 67-89, 2013. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/identidade/article/view/617/683. Acesso em: 10 mar. 2017.

Published

2017-05-31

Issue

Section

Thematic Dossier Articles

How to Cite

TUONO, Nadiele Elias Faria; VAZ, Marta Rosani Taras. Do racismo ao direito à cultura afrodescendente na escola: aspectos históricos da afirmação da diversidade cultural brasileira. Academic Journal Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 5, n. 1, p. 29–39, 2017. DOI: 10.55602/rlic.v5i1.140. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/115. Acesso em: 23 nov. 2024.

Similar Articles

101-110 of 143

You may also start an advanced similarity search for this article.