Saúde e escola

narrativas sobre o ambiente escolar no Programa Saúde na Escola no município do Rio Grande – RS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v4i1.94

Schlagwörter:

Programa Saúde na Escola, Ambiente escolar, Saúde, Educação

Abstract

O objetivo deste artigo consiste em investigar os entendimentos dos(as) gestores(as) do Programa Saúde na Escola (PSE) no município do Rio Grande – RS a respeito do ambiente escolar como local destinado ao desenvolvimento das ações do programa. Para tanto foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis integrantes do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M) do PSE. Para as análises das entrevistas, utilizamos algumas ferramentas foucaultianas da Análise do Discurso. Os(as) gestores(as) consideram a escola o ambiente adequado para a realização das ações do PSE, principalmente no que se refere àquelas destinadas à promoção da saúde, prevenção e educação em saúde, não se referindo às ações de avaliação das condições de saúde.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Beatriz Spotorno Domingues

    Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

  • Raquel Pereira Quadrado

    Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

  • Gilma Santos Trindade, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

    Doutora em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Literaturhinweise

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde. Brasília: MS, 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Decreto n° 6286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola – PSE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decre-to/d6286.htm>. Acesso em: 04 nov. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Passo a passo PSE: Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília: MS, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual Instrutivo Programa Saúde na Escola. Brasília: MS, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Programa Saúde na Escola 2014: Passo a passo para adesão. Brasília: MS, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Caderno do gestor do PSE 2015. Brasília: MS, 2015.

BUSS, Paulo Marchiori. Promoção e educação em saúde no âmbito da Escola de Governo em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, p. 177-185, 1999.

CASTIEL, Luiz David; GUILAM, Maria Cristina Rodrigues; FERREIRA, Marcos Santos. Correndo o risco: uma introdução aos riscos em saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2010.

CECCIM, Ricardo Burg. O que é saúde? O que é doença? In: MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann et al. (org.). Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 29-40.

COSTA, Marisa Vorraber. Mídia, magistério e política cultural. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 73-91.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. v. 1. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Resumos dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso dado no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GADELHA, Sylvio. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GONÇALVES, Ana do Carmo Goulart; DIAS, Cleuza Maria Sobral; MOTA, Maria Renata Alonso. Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 16, n. 3, p. 551-569, 2014.

LOCKMANN, Kamila. Medicina e inclusão escolar: estratégias biopolíticas de gerenciamento do risco. In: FABRIS, Eli T. Henn; KLEIN, Rejane Ramos (org.). Inclusão e Biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 129-146.

MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann; SOARES, Rosângela de Fátima Rodrigues. Corpo, gênero e sexualidade: desafios para a educação escolar. In: MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann et al. (org.). Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 41-48.

MONTEIRO, Paulo Henrique Nico; BIZZO, Nelio. A saúde na escola: análise dos documentos de referência nos quarenta anos de obrigatoriedade dos programas de saúde, 1971-2011. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 22, n. 2, p. 411-427, 2015.

PORTRONIERI, Fernanda Roberta Daniel da Silva; FONSECA, Alexandre Brasil Carvalho da. Educação a distância para professores da rede básica de ensino: “como fazer saúde na escola”? Ensino, Saúde e Ambiente, v. 9, n. 1, p. 43-62, 2016.

RECH, Tatiana Luiza. A inclusão educacional como estratégia biopolítica. In: FABRIS, Eli T. Henn; KLEIN, Rejane Ramos (org.). Inclusão e Biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 25-44.

RIOS, Ediara Rabello Girão et al. Senso comum, ciência e filosofia: elo dos saberes necessários à promoção da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 2, p. 501-509, 2007.

SILVA, Mara Marisa da; MELLO, Vanessa Scheid Santana de. Escola e saúde: uma parceria produtiva. In: FABRIS, Eli T. Henn; KLEIN, Rejane Ramos (org.). Inclusão e Biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 147-163.

SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educação: uma arena de significados. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007. p. 117-138.

VEIGA-NETO, Alfredo. Biopolítica, estado moderno e inclusão na escola. Cadernos IHU em formação. São Leopoldo, v. 2, n.7, p. 98-101, 2006.

VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: PORTOCARRERO, Vera; CASTELO BRANCO, Guilherme (org.). Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: NAU, 2000. p.179-217.

CASTELO BRANCO, Guilherme (org.), Foucault & a Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Veröffentlicht

2016-05-31

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

DOMINGUES, Beatriz Spotorno; QUADRADO, Raquel Pereira; TRINDADE, Gilma Santos. Saúde e escola: narrativas sobre o ambiente escolar no Programa Saúde na Escola no município do Rio Grande – RS. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 4, n. 1, p. 7–14, 2016. DOI: 10.55602/rlic.v4i1.94. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/85. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

51-60 von 288

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.