Pensando a alfabetização a partir de contribuições das Neurociências

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v1i1.5

Schlagwörter:

Alfabetização, Neurociências, Leitura, Escrita, Prática docente, Educação

Abstract

O contexto educacional brasileiro, no que se refere à alfabetização, é alarmante. Segundo dados atuais do IBGE (2009), nosso país possui 14 milhões de analfabetos. Essa problemática revela a necessidade de repensar a alfabetização e o modo como os conhecimentos ligados à leitura e à escrita estão sendo construídos nas salas de aula brasileiras. As neurociências podem contribuir de maneira importante na reflexão sobre estratégias metodológicas em relação à alfabetização. Este artigo apresenta como temática o ensino da leitura e da escrita e visa relacionar a temática da alfabetização, já tão explorada na academia, às mais recentes descobertas advindas das neurociências. O problema de pesquisa é: em relação aos processos envolvidos na alfabetização, quais são as contribuições advindas dos estudos das neurociências? Esta pesquisa se caracteriza por ser uma pesquisa bibliográfica, ou seja, de caráter eminentemente teórico. Para sua realização, utilizo as obras de referência “Psicogênese da Língua Escrita”, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosy (2007), e “Neurônios da Leitura”, de Stanislas Dehaene (2012). Além dessas, outras fontes bibliográficas da literatura atual relacionadas às temáticas da alfabetização e das neurociências são utilizadas. As conclusões apontam para conceitos relacionados à maturação cerebral, ambiente de desenvolvimento, plasticidade cerebral, emoções e motivação, característica recursiva do cérebro, entre outras. Além disso, é possível concluir que as atuais descobertas das neurociências vêm reforçar alguns conhecimentos que importantes teóricos da educação já defendiam.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Literaturhinweise

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de Indicadores Sociais 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1717&id_pagina=1. Acesso em: 26 jun. 2011.

INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. Disponível em: http://www.ipm.org.br/download/inf_resultados_inaf2011_ver_final_diagramado_2.pdf. Acesso em: 24 maio 2013.

ODA, J. Y.; SANT’ANA, D. M. G.; CARVALHO, J. Plasticidade e regeneração do sistema nervoso: contribuição ao estudo de revisão. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, 2002, 6(2), p.171-176.

ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Programa Internacional de Avaliação do Estudante. PISA 2009. Disponível em: http://www.oecd.org/document/61/0,3746,en_32252351_32235731_46567613_1_1_1_1,00.html. Acesso em: 31 jan. 2013.

ROSSA, Adriana Angelim; ROSSA, Carlos Ricardo Pires. O aprendizado da leitura sob a perspectiva enatista: relações com a neurobiologia do sistema cerebral de recompensa. In: TREVISAN, Albino; MOSQUERA, Juan José Mouriño; PEREIRA, Vera Wannmacher (Org.). Alfabetização e cognição. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Revista Agulha. Disponível em: http://www.revista.agulha.nom.br/ag67bienalcabral.htm. Acesso em: 24 set. 2012.

VIGOTSKY, L. V. Pensamento e linguagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

Veröffentlicht

2013-01-01

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

GRANDO, Katlen Böhm. Pensando a alfabetização a partir de contribuições das Neurociências. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 1, n. 1, p. 25–29, 2013. DOI: 10.55602/rlic.v1i1.5. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/5. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

81-90 von 261

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.