Programas de Gestão Ambiental Escolar (PGAE) como instrumento para a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v9i1.240

Schlagwörter:

Gestão ambiental, Sustentabilidade, Educação ambiental

Abstract

Os Programas de Gestão Ambiental Escolar (PGAE) tem ganhado notoriedade em cursos de formação docente por se tratar de potenciais estratégias para a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Neste cenário, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a óptica de acadêmicos concluintes em cursos de Licenciaturas (Pedagogia e Ciências Biológicas) a respeito de aspectos que norteiam a implantação de um PGAE, bem como investigar os principais obstáculos e limitações para o seu desenvolvimento. Metodologicamente o estudo está ancorado no método qualitativo, com enfoque na pesquisa-ação.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografien

  • Cassiara Maísa Pech, Universidade Feevale

    Licenciada em Ciências Biológicas

  • Suelen Bomfim Nobre, Universidade Feevale

    Doutora em Ensino de Ciências e Matemática.

Literaturhinweise

ARAGÃO, João Paulo Gomes de Vasconcelos; SANTOS, Karolina Maria Bezerra; SILVA, Marlene Maria da. Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental. Ambiente & Educação, v. 16, n. 2, p. 27-40, 2011. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/2018. Acesso em: 14 ago. 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NOR-MAS TÉCNICAS (ABNT). ISO 14.001: Sistema de gestão ambiental – Especificações e diretrizes para uso. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Marcia Regin; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 29, n. 1, p.185-203, jan./abr., 2018.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília, DF: MEC, 1997.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 28 dez. 2019.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

COSTA, Vânia Sueli da et al. Diferenças observadas na implantação de um Projeto de Gestão Ambiental Escolar, quando comparadas a um Projeto de Gestão Ambiental Empresarial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 4., 2013, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador, 2013.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação e gestão ambiental. São Paulo: Gaia, 2006.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra: ecopedagogia e educação sustentável. Buenos Aires, 2001.

GOMES, Ariosvaldo Alves. Educação ambiental e gestão ambiental na escola: uma relação socioambiental e pedagogicamente sustentável. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Faculdade de Aracruz FAACZ, Aracruz, ES, 2010.

OLIVEIRA, Cristiano Lessa de. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos, técnicas e características. Revista Travessias: educação, cultura e arte, v. 2, n. 3, p. 1-16, 2008. Disponível em: http://e-revis-ta.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3122. Acesso em: 20 maio 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos de desenvolvimento sustentável. 2017. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em: 07 mar. 2020.

POLIGNANO, Marcus Vinicius et al. Gestão e Agenda Ambiental Escolar: Bacia do Rio das Velhas. Belo Horizonte: SE-GRAC, 2005.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Editora Brasiliense, 2014.

SANTOS, Ana Paula de Lima Gomes. Educação Ambiental como ferramenta para a Gestão Ambiental Escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande – PB. 2013. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Campina Grande, PB, 2013.

SANTOS, Aldrin Sarmento; PRO-CHNOW, Tania Renata. Desafios da gestão ambiental escolar (GAE): investigação sobre percepções ambientais de professores. Revista Educação Ambiental em Ação, n. 62, 2018. Disponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3033. Acesso em: 08 abr. 2020.

SILVA, Sérgio; FRANÇA, Sérgio. A Gestão Ambiental em instituições de Ensino Básico: proposta de SGA para implantação em escolas públicas. In: CONGRES-SO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 11., 2015, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_029.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

STACSAK, Franciele Luciana. Gestão ambiental em escolas públicas do município de Erechim. Revista Monografias Ambientais – REMOA, Santa Maria, v. 14, n. 2, p. 3040-3048, 2014.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

UNESCO. Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável: objetivos de aprendizagem. 2017. Disponível em: https://ods.imvf.org/wp-content/uploads/2018/12/Recursos-ods-objetivos-aprendizagem.pdf. Acesso em: 26 jul. 2020.

Veröffentlicht

2021-05-31

Ausgabe

Rubrik

Artikel

Zitationsvorschlag

PECH, Cassiara Maísa; NOBRE, Suelen Bomfim. Programas de Gestão Ambiental Escolar (PGAE) como instrumento para a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 9, n. 1, p. 73–86, 2021. DOI: 10.55602/rlic.v9i1.240. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/194. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

51-60 von 262

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.