Novas competências necessárias para o exercício da docência

o que muda no ensino e aprendizagem com a pandemia? Muda?

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.55602/rlic.v8i2.241

Schlagwörter:

Habilidades e competências, Docência, Espaços de aprendizagem, Desafios, Educação

Abstract

O contexto atual nos impôs novas demandas e novos desafios; e que também nos exigiram novas formas de exercer a docência e repensar estratégias de ensino e aprendizagem em um curto espaço de tempo. Para lidar com essa mudança tão brusca e sem opção de escolha, foi necessária a mobilização de diferentes habilidades e competências, tanto cognitivas, comunicativas, quanto socioemocionais. Habilidades e competências que exigiram saberes, conhecimentos e posturas docentes mais ativas, propositivas e positivas, ou seja, uma maior predisposição para aprender e atuar de forma mais interativa e colaborativa, mesmo frente às adversidades do distanciamento físico e da falta das interações presenciais. O estudo constitui-se numa reflexão teórico-prática sobre a importância da superação de desafios por meio do desenvolvimento de competências e habilidades e de posturas mais resilientes no exercício da docência. Por fim, enfatiza a importância da vontade e atitude docente, de circunstâncias e de criação espaços de aprendizagem favoráveis para a realização da “travessia para o futuro”, ou seja, para implementar as mudanças tão necessárias que o atual contexto nos impõe.

Downloads

Download-Daten sind nocht nicht verfügbar.

Autor/innen-Biografie

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti

    Doutora em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Mestrado em Teologia (Religião e Educação) pela EST. Pedagoga, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. 

Literaturhinweise

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CORTELAZZO, Angelo Luiz et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem: para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

CORTELLA, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre a gestão, liderança e ética. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DAROS, Thuinie. Por que inovar na educação? In: CAMARO, Fausto; DAROS, Thuinie (org.). A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

JUNQUEIRA FILHO, Gabriel. Linguagens geradoras: seleção e articulação de conteúdos em Educação Infantil. Porto Alegre: Editora Mediação, 2013.

Veröffentlicht

2020-12-31

Ausgabe

Rubrik

Originalforschungsartikel

Zitationsvorschlag

KONRATH, Raquel Dilly. Novas competências necessárias para o exercício da docência: o que muda no ensino e aprendizagem com a pandemia? Muda?. Akademische Zeitschrift Licencia&acturas, Ivoti, RS, v. 8, n. 2, p. 68–75, 2020. DOI: 10.55602/rlic.v8i2.241. Disponível em: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/183. Acesso em: 23 nov. 2024.

Ähnliche Artikel

101-110 von 282

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.